O compositor mexicano Eusebio Sánchez apresenta o seu projeto a-Q-uático

O concerto/instalação a-Q-uático é um recital de uma hora de duração em que a matéria-prima da criação sonora é a água. A água como meio de criação é explorada através de tecnologias como a amplificação, programação, hidrofones e eletrónica em tempo real.

 

A água é a força motriz de toda a natureza. A música – e as artes – são conhecidas por imitar ou representar a natureza. Na música ocidental há exemplos claros de obras cujo universo estético foi moldado pela tentativa de captar a realidade dos elementos naturais nas melodias. Hoje, a barreira quase inexistente entre a música e a arte sonora permite utilizar os elementos não como motivo, mas como matéria-prima do discurso cénico.

 

O objeto de estudo inclui obras do compositor espanhol José Luis Torá (Declarar la corteça de la letra, 2013), do compositor chinês-americano Tan Dun (Water music), uma encomenda para Marimbas Pet da compositora de Monterrey Valeria Rubí, bem como uma instalação sonora e improvisação com taças de água e hidrofones do percussionista Eusebio Sánchez. Através desta performance e arte sonora, o objetivo é refletir sobre as actuais condições sociais e políticas no estado de Nuevo León (e do norte do país) no que diz respeito à situação da água.

 

Este intercâmbio cultural pretende ser levado a cabo através da relação entre o artista Eusebio Sánchez e a Universidade de Barcelona, com o objetivo de sensibilizar para a utilização deste recurso natural – a água – que nos diz respeito a todos.

 

O projeto de Eusebio Sánchez foi premiado pelo Programa Ibermúsicas na sua linha de Ajudas ao Sector Musical Modalidade Virtual.

 

2 de novembro, 20h: Sessão virtual com Patricio Coronado, artista e diretor da editora discográfica Transitory Tapes

www.facebook.com/eusebiosanchezmusic