O contratenor colombiano Asael Cuesta Cardona se apresentará no Festival Tradiciones de Vida y Muerte, no México

Asael Cuesta é um cantor contratenor colombiano. Desde cedo ele começou seus estudos musicais focados no canto e na interpretação da música e dos instrumentos musicais típicos de seu país.

 

Asael Cuesta foi premiada em diferentes concursos de canto. Vencedor do prêmio internacional de Melhor Contratenor Jovem no festival Contratenores del Mundo, competição criada pelo Maestro Leo Brouwer em Havana-Cuba, onde se apresentou como solista com a Orquestra de Câmara Amadeo Roldán. Em 2017 ele recebeu o prêmio de Melhor Performance de Música Tradicional Russa, fazendo sua estréia como solista com a Orquestra Sinfônica Nacional de Belarus no concurso Slavianski Bazaar. No mesmo ano, ele foi o vencedor do concurso Jovens Solistas, fazendo sua estréia como solista com a Orquestra Filarmônica de Cali. Durante 2018 ele recebeu o prêmio de Melhor Solista Vocal e o prêmio mais importante de interpretação folclórica na Colômbia: Gran Premio Mono Núñez.

 

Asael realizou concertos e recitais em países como Alemanha, Bélgica, Holanda, Espanha, Bielorússia, Estados Unidos, Cuba e Colômbia.

 

30 de outubro a 2 de novembro no Festival Tradiciones de Vida y Muerte, Xcaret Park, Cancun, México