O Coro Feminino Mayahuel do México se apresentará na 3ª edição do FICFE 2025, em San José, Costa Rica

O Coro Feminino Mayahuel se apresentará na edição 2025 do FICFE (Festival Internacional de Coros Femininos na América Latina). O coro foi fundado em 2020 pela diretora Wilmia Verrier Quiñones e, com o tempo, tornou-se um espaço de desenvolvimento criativo para mulheres de todas as idades e perfis.

A ênfase é colocada em oferecer opções e oportunidades que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas através do poder transformador da música coral, tanto a nível pessoal como técnico, artístico e interpretativo.

Além da interpretação de música coral de todas as épocas, estilos, gêneros e compositores, este coro se concentra na criação e desenvolvimento de mais grupos corais, organização de espaços de formação e aperfeiçoamento (oficinas, conferências, festivais, masterclasses, intercâmbios com diretores, professores, cantores, etc.).

Mayahuel também dá visibilidade ao repertório composto por mulheres e jovens compositores; explora possibilidades tímbricas e sonoras da voz humana; a integração das artes através de projetos interdisciplinares e defende causas injustas contra a violência, maus-tratos e desaparecimentos de mulheres e crianças.

Sua diretora, Wilmia Verrier Quiñones, é mestre em Música em Interpretação em Direção Coral pela Universidade das Artes (ISA), Havana, Cuba. Formada em 2002 em Direção Coral pela mesma instituição, sob a orientação da professora María Felicia Pérez. Formada em Nível Médio em Direção Coral pela Escola Nacional de Música de Havana, com o professor José Rolando Durán. Ministrou aulas na Escola Nacional de Música (ENA), na Universidade das Artes (ISA), no Conservatório Amadeo Roldán e no Conservatório Guillermo Tomás, ambos em Havana. Foi diretora do grupo feminino profissional Ensemble Vocal Luna de 2011 a 2018, com o qual participou de festivais nacionais e internacionais, sendo merecedora de duas medalhas de ouro no X World Choir Games em Tshwane, África do Sul, em 2018. É criadora do coro Mayahuel, com o qual se apresentou em festivais e concursos internacionais, destacando-se sua participação no World Peace Choral Festival 2021, em Viena, onde conquistou medalha de ouro na categoria Coros Femininos e Masculinos. Desde 2021, é professora de Direção Coral no Departamento de Música da Universidade de Guadalajara, México, e diretora do Coro de Câmara desta instituição, que em julho de 2024, no 70º Concurso Internacional de Habaneras e Polifonias de Torrevieja, Espanha, recebeu os seguintes prêmios: 1º Prêmio de Habaneras e Polifonias Ricardo Lafuente, 3º Prêmio de Polifonia, Prêmio da Excelentíssima Deputação de Alicante e prêmio de melhor direção. É criadora e membro do Comitê Artístico e Diretivo do FICFE, Festival Internacional de Coros Femininos da América Latina. Membro da IFCM (Federação Internacional para a Música Coral) desde 2022. É membro da Associação Kodály do México (2021) e membro da FLADEM (Fórum Latino-Americano de Educação Musical, 2021).

Esta turnê do Coro Feminino Mayahuel é possível graças ao apoio da Ibermúsicas, através de sua linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, convocatória 2024.

  • De 6 a 11 de julho no FICFE (Festival Internacional de Coros Femininos na América Latina), San José, Costa Rica.