Scroll Top

O duo de violões paraguaio “Che Valle” fará uma turnê pela Colômbia com shows e workshops

7 Che Valle 11

Che Valle é um duo de violões composto por Martín Ortega e Orlando Martínez, originários da região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Esses artistas dedicam seus talentos a explorar e enriquecer a música regional de sua região, tomando-a como ponto de partida para criar uma experiência musical universal.

 

Em 2019, eles receberam apoio do Programa Ibermúsicas pela primeira vez e fizeram uma turnê pela Argentina, Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Durante essa turnê, gravaram um EP na cidade de Real de Gandía, Valência, Espanha.

 

Em 2021, criaram novas composições em formato audiovisual e se apresentaram no prestigiado festival Jazz Sudacas, em Assunção. Também levaram sua música para a região da tríplice fronteira, com apresentações em Ciudad del Este (Paraguai), Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina).

 

Em 2022, participaram do Festival de Cuerdas em Hohenau, Paraguai, evento de renome na cena violonística da região. Em 2023, a dupla voltou a participar do Festival de Cordas de Hohenau, dessa vez colaborando no projeto Panchi Duarte & Che Valle. Também nesse ano, receberam um prestigiado prêmio de composição no Festival da Cidade Canção (FEMUCIC) organizado pelo SESC Paraná em Maringá, com duas composições de Orlando Martínez arranjadas pelo duo. No mesmo ano, Che Valle recebeu um novo prêmio Ibermúsicas para uma turnê musical no Brasil e na Argentina, em colaboração com o projeto Panchi Duarte & Che Valle.

 

Em 2024, a dupla foi selecionada para o Circuito SESC no Estado do Paraná para participar de várias séries de shows. Em fevereiro, a dupla lançou seu novo material fonográfico intitulado “Che Valle Cada Vez Mejor”, com 11 músicas, incluindo versões do folclore popular e composições próprias. Também nesse ano, participaram novamente do festival de cordas em Hohenau. Em 2025, eles farão parte da quinquagésima primeira edição do Festival Mono Núñez, um dos festivais mais importantes da Colômbia e de toda a região andina.

 

Pela terceira vez, o grupo recebeu apoio do Ibermúsicas por meio de sua linha de “Apoio para a circulação de profissionais da música”, chamada 2024, nesta ocasião para ajudar na realização dessa turnê colombiana.

 

  • Quinta-feira, 22 de maio: Workshop sobre música paraguaia na Universidade Sergio Arboleda, Bogotá, Colômbia.
  • Quinta-feira, 22 de maio: Concerto no auditório da Universidade Sergio Arboleda, Bogotá, Colômbia.
  • Quinta-feira, 29 de maio: Workshop sobre música paraguaia na Universidade do Vale do Cauca, Colômbia.
  • Quinta-feira, 29 de maio: Concerto no auditório da Universidade do Vale do Cauca, Colômbia.
  • Sexta-feira, 30 de maio: Concerto no El Solar de Mercedes, Buga, Colômbia.
  • Domingo, 1 de junho: Festival Mono Núñez, Vale do Cauca, Colômbia.