O ensemble de percussão argentino Tambor Fantasma participará das Jornadas de Percussão da Universidade de Ciências e Artes de Chiapas, México

Tambor Fantasma é um conjunto de percussão contemporânea composto por Bruno Lo Bianco, Oscar Albrieu, Gonzalo Perez e Daniela Cervetto. Todos eles são especialistas em música contemporânea e intensamente comprometidos com a encomenda e a encenação de novas obras para percussão.

Entre seus inúmeros concertos, destacam-se a estreia latino-americana de Le livre des Claviers, de Phillippe Manoury, no ciclo Contemporâneo do Teatro Colón, a audição da obra integral para percussão de Mariano Etkin no mesmo teatro, Tempus Ex Machina, um concerto em torno da obra de Gérard Grisey apresentado no CETC, e Le Noir de´Étoile, do mesmo compositor, para seis percussionistas, fita e sinais astronômicos captados in situ, na Cúpula do CCK.

Eles realizaram turnês pelos Estados Unidos e trabalharam com compositores importantes como George Friedrich Haas, Michael Gordon, Beat Furrer e Martín Matalón. Em 2021, realizaram uma residência artística no espaço Proa21, dependente da Fundação Proa. Juntamente com o festival No Convencional e Alego Moguillansky, realizaram o filme da estreia latino-americana de Strange and Sacred Noise, de John Luther Adams. Desde 2022 até o presente, residem na ArtHaus Central.

  • 27 e 28 de outubro, Jornadas de Percussão, Centro Cultural Universitário da UNICACH, Direção de Extensão Universitária, Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México