O grupo colombiano Tambores de Siloé actuará em Valência, Espanha

Tambores de Siloé é um grupo musical, composto por crianças e adolescentes, nascido no coração da Comuna 20 de Cali, na Colômbia, um dos sectores historicamente mais atingidos pela violência. Depois de ganharem o prémio ‘Ajudas ao sector musical para a circulação’ do Ibermúsicas, levarão a sua melodia inspiradora de esperança e transformação aos palcos de Valência, Espanha, sendo uma oportunidade para o público espanhol experimentar a magia do Pacífico colombiano e conhecer o impacto positivo que a arte pode ter na vida de jovens em risco.

 

Tambores de Siloé é composto por 90 crianças do bairro de Siloé e de sectores como Tierra Blanca, La Estrella, Brisas De Mayo e Belén, na Comuna 20 de Cali. Em ligação com as entidades educativas do sector, estes jovens e crianças frequentam aulas semanais com professores de percussão. O seu principal objetivo é proporcionar desenvolvimento cultural e psicossocial a esta população através da música.

 

Tambores de Siloé começou há 14 anos como um projeto da Fundação SIDOC, com o objetivo de prevenir qualquer tipo de violência ou envolvimento de crianças e jovens neste sector de Cali. A arte e a música são duas ferramentas importantes que fortaleceram os projectos de vida da população afetada e do seu ambiente.

 

As “Marimbotellas”, “Silocobombos”, “Silococajas”, “Bernáfonos”, são instrumentos musicais adaptados e fabricados com material reciclável, com os quais criam os seus ritmos e canções cativantes. Este projeto artístico, liderado pela Fundação SIDOC, combina a interpretação e a construção dos instrumentos, utilizando materiais que imitam a sonoridade dos instrumentos utilizados no sector e incluindo a marimba de chonta portátil com ressonadores de jarros de água.

 

Os conjuntos musicais de Siloé têm suas origens no assentamento de comunidades indígenas e negras que povoaram a encosta, desenvolvendo uma cultura instrumental e de dança que permeou a cidade de Cali durante décadas. Com o tempo, essa música foi transformada pela música urbana.

 

  • Sexta-feira, 27 de outubro, 19h: Oficina na Calle Cebrian Mezquita 4. Fuente de Sabiduría Algesuria, Valência, Espanha.
  • Sábado, 28 de outubro, 20h: Concerto didático na Calle Cebrian Mezquita 4. Fuente de Sabiduría Algesuria, Valência, Espanha.
  • Domingo, 29 de outubro, 11h: Documentário na Calle Cebrian Mezquita 4. Fuente de Sabiduría Algesuria, Valência, Espanha

 

https://twitter.com/sidocfundacion

https://www.facebook.com/FundaSidoc