O músico mexicano Fermín Rodríguez Arévalo leva adiante o seu mestrando em Musicologia, Educação Musical e Música Antiga na Universidade Autónoma de Barcelona

Depois de ter dedicado 18 anos à educação musical de crianças, jovens e adultos no estado de Chiapas (sudeste do México), 9 anos à divulgação da música e 3 anos à investigação da história musical da região, Fermín Rodríguez está cursando o mestrado em Musicologia, Educação Musical e Interpretação de Música Antiga, oferecido pela Universidade Autónoma de Barcelona em conjunto com a Escuela Superior de Música de Cataluña (Escola de Música da Catalunha).

 

Fermín Rodríguez iniciou os seus estudos musicais graças ao apoio da sua família e dos seus primeiros professores. Licenciou-se na Universidade de Ciências e Artes de Chiapas (UNICACH) estudando viola com a professora Noelia Gómez González. Participou na Orquestra Sinfónica da UNICACH (2007 a 2009) e foi membro da Camerata de Cordas da UNICACH (2010). Trabalhou como professor de violino, viola, conjunto orquestral e como orientador acadêmico no Curso de Iniciação Musical (CIM) da Faculdade de Música da UNICACH; também lecionou violino, viola, iniciação musical e dirigiu a Orquestra da Aliança Cultural Chiapas-Japão de Arcos.