O payador, cantor e investigador chileno Alex Guerrero Chinga inicia o seu curso intensivo da dança Tierra de Zaña com Yim R. Sampértegui no Peru

Alex Guerrero Chinga é payador e cantor de cueca. É membro do grupo De Improviso (Cueca Improvisada) e fundador da Corporación Versos de Ida y Vuelta, dedicada à pesquisa, divulgação e formação em poesia cantada latino-americana.

 

Também participa como gestor em La Chingana Chinga, um espaço para a preservação das tradições culinárias e musicais chilenas. Realizou várias oficinas de escrita de cuecas, marineras e décimas, tanto online como presencialmente. Foi autodidata na roda de cantoras e cantores, completou o primeiro curso de canto a lo poeta, aprendendo com mestres como Cecilia Astorga e Alfonso Rubio, e fez vários cursos na academia Oralitura.

 

O processo de especialização que terá início em janeiro, no âmbito do concurso Ibermúsicas 2023 para a especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico do sector da música, é um curso sobre Baile Tierra, folclore afro-peruano da cidade de Zaña, com o músico e investigador Yim R. Sampértegui.

 

Yim R. Sampértegui é formado em Neurociências pela Earlham University, em Indiana, EUA. É pós-graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires, onde realizou investigação científica no domínio da biologia da mielinização. Fundou o Grupo Afrolatino Sambalandó de Zaña, iniciando um processo de recuperação das tradições musicais de Zaña. Em 2015 apresentou o projeto Zaña Virtual, um projeto de reconstrução tridimensional do centro histórico de Zaña, mostrando a primeira reconstrução da antiga Igreja Matriz de Zaña. Em 2018 iniciou uma carreira musical a solo. Compôs uma grande variedade de gêneros nacionais, como o tondero e o baile de terra. Participou como orador em diferentes congressos de investigação, como os Encontros de Investigação sobre Cultura Afroperuana, os Congressos de Investigação em Educação Arte e Cultura da Escola Superior de Folklore “José María Arguedas” e o Programa de Posgrado en Antropología Social da Universidade Federal de Río de janeiro. Em 2022, Yim R. Sampértegui ingressou no Taller de Estudios Artísticos de Chiclayo como Coordenador da Área de Pesquisa. Em 2023, apresentou o seu álbum “Así es el Baile Tierra de Zaña”, resultado do seu trabalho de investigação.