Las Guaracheras é um sexteto de música latina com uma proposta inovadora que funde ritmos afro-caribenhos com uma estética contemporânea da salsa. Fundado em 2017, o grupo se destaca por seu compromisso com a valorização do papel da mulher na indústria musical, oferecendo um espaço de visibilidade e expressão artística feminina.
Por meio de seu formato tradicional de sexteto (piano, baixo, conga, timbal, voz principal e vibrafone), Las Guaracheras evocam o som clássico da salsa dos anos 60, mas com uma identidade renovada e uma mensagem social poderosa.
Sua música não apenas celebra a riqueza cultural afro-latina, abrangendo ritmos da região do Pacífico colombiano, como também se torna uma plataforma de reflexão sobre gênero, equidade e diversidade.
“Por meio da arte, nós encontramos uma forma de resistir, expressar e, de certa maneira, curar diferentes feridas, ao mesmo tempo em que buscamos tornar visível, a partir de uma linguagem cotidiana, a realidade das mulheres. Nossa voz, o formato instrumental, os soneos e as improvisações constituem nosso principal canal de alegria, memória e transformação da realidade.”
Las Guaracheras apostam em trilhar um caminho na música pensada a partir do feminino, no qual converge o universo de cada integrante, e onde a união e a colaboração são a chave para criar algo novo e significativo.
Inspiradas na herança da Guarachera maior, Celia Cruz, Las Guaracheras adotam esse nome para seguir elevando e contribuindo para o legado da música afro, levando consigo os ritmos mais influentes do gênero e suas raízes colombianas do Pacífico. Guaracheras evoca alegria, paixão, prazer, sororidade, força e celebração da música — qualidades que definem o sexteto.
A viagem das Las Guaracheras a Nova Orleans é possível graças ao suporte do Ibermúsicas, por meio de sua linha de Apoio à circulação de profissionais da música, convocatória 2025.
- De 21 a 25 de janeiro na Folk Alliance International Conference
Nova Orleans, Louisiana, Estados Unidos

