O treinamento profissional para arquivistas e bibliotecários musicais fornecido pela RIOS (Red Iberoamericana de Orquestas Sinfónicas) está sendo realizado

A partir de 30 de setembro e durante todo o mês de outubro, será realizada a Formação Profissional para Arquivistas e Bibliotecários Musicais oferecida pela RIOS – Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfônicas em articulação com a MOLA (Major Orchestra Librarians’ Association) para o setor musical da região. Estes treinamentos são ministrados por Claudia Restrepo (Sinfonia de Utah) e Angels Martinez (Ópera Metropolitana). A atividade é assistida por mais de 120 profissionais de 11 países, representando mais de 70 instituições musicais.

 

A Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfônicas – RIOS promove o desenvolvimento da música sinfônica, fomentando a integração e a cooperação, com ferramentas que contribuem para a promoção da música orquestral, a troca de conhecimentos, a identificação de desafios e a coordenação de agendas, fortalecendo a instituições e o setor em geral. Atualmente, é composta por 34 orquestras de 15 países e está permanentemente aberta à incorporação de novas instituições que pretendam fazer parte da Rede.

 

RIOS também oferece oportunidades de formação profissional aprovadas que respondem às necessidades muito específicas dos artistas, pessoal administrativo e técnico das orquestras. É dentro desta estrutura que a primeira formação profissional dedicada ao aperfeiçoamento dos arquivistas e bibliotecários musicais está sendo realizada em conjunto com a MOLA (Major Orchestra Librarians’ Association).