O trio argentino Orion 415, composto por Elías Gurevich (violino), Marcelo Alejandro Massun (violoncelo) e Igor Herzog (alaúde), apresentará no México seu projeto discográfico “Prisma, Reflexo e Transformação”, uma produção inovadora da gravadora Virtuoso Records que dialoga com o barroco europeu a partir da criação contemporânea latino-americana.
O disco funde obras de Bach, Corelli e Vivaldi com criações originais dos compositores argentinos Alex Nante e Gerardo Jerez Le Cam, oferecendo uma visão atualizada do repertório barroco. Durante o mês de outubro de 2025, será realizado no México o lançamento internacional do álbum, juntamente com masterclasses ministradas pelos integrantes do conjunto e a estreia das duas obras do concurso de composição.
Este trabalho discográfico da Orion é um diálogo no tempo entre Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Arcangelo Corelli e a visão do século XXI. Essa confluência percorre vários caminhos simultâneos e paralelos. O primeiro é a interpretação dessas obras emblemáticas do barroco, empregando técnicas filológicas e interpretativas de acordo com os tratados do século XVIII e utilizando instrumentos com cordas de tripa e arcos da época. Outro dos caminhos percorridos, e talvez o mais desafiante, é a interação entre estes três grandes mestres do barroco e dois dos compositores argentinos mais destacados da atualidade: Alex Nante e Gerardo Jerez Le Cam.
A sonata para violino, violoncelo e baixo contínuo em Sol Maior RV 820, de Antonio Vivaldi, chegou até nossos dias por meio de uma única cópia manuscrita de Georg Pisendel, que se encontra na coleção da biblioteca de Dresden, mas que, infelizmente, está incompleta, faltando sua última folha. Esse aparente obstáculo levou a solicitar a Alex Nante que completasse a obra, mas seguindo sua técnica e estética pessoal. O resultado foi uma incrível intervenção na composição de Vivaldi, que a percorre por completo e a transforma, intercalando entre seus movimentos originais dez variações sobre o material musical original do segundo movimento.
A sonata para violino e baixo contínuo BWV 1021 de Johann Sebastian Bach, que faz parte desta gravação, é uma das sonatas mais representativas do repertório do violino do século XVIII. Neste caso, Gerardo Jerez Le Cam reinterpreta com sua visão pessoal a obra de Bach. Como resultado deste trabalho surge sua “Suite Onírica”, uma fantástica composição que introduz uma linguagem própria com acentos e ritmos do folclore argentino e da Europa Oriental.
As variações Op. 5 No 12 sobre o tema de “La Folia” de Arcangelo Corelli são uma de suas obras mais distintas e interpretadas; neste caso, Alex Nante introduz uma variação delicada e minimalista em pizzicato entre as variações 14 e 15 da obra de Corelli.
Gerardo Jerez Le Cam, por sua vez, reinterpreta completamente o próprio tema de “La Folia”, que surge das danças tradicionais ibéricas do século XV, e realiza sobre este novo tema resultante: “Locura”, uma bela série de variações com uma linguagem pessoal e única.
Em estreita colaboração com a Faculdade de Música da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e o Departamento de Música da Universidade Nacional das Artes da Argentina (UNA), e seguindo a mesma estética artística, foi organizado um concurso de composição entre os alunos avançados de ambas as instituições. Baseadas no trio RV 83 de Antonio Vivaldi, as obras vencedoras serão estreadas pelo conjunto em sua turnê. Além disso, a gravadora argentina Virtuoso Records realizará uma produção discográfica com essas obras.
Ao intervir em repertórios barrocos clássicos com a criatividade de compositores contemporâneos, o grupo conseguiu criar uma experiência auditiva única e enriquecedora. As obras-primas barrocas, que resistiram ao teste do tempo, fundem-se com a inovação e a expressão artística do século XXI, estabelecendo assim uma ponte musical entre épocas.
Esta turnê mexicana do Orión 415 conta com o apoio do Programa Ibermúsicas por meio de sua linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, convocatória 2024.
- Quarta-feira, 1º de outubro, 17h: Aula magistral na Sala Huehuecóyotl, Faculdade de Música (FAM-UNAM). Xicoténcatl No. 126, colônia Del Carmen em Coyoacán, México
- Quinta-feira, 2 de outubro, 17h: Estreia das obras vencedoras do concurso de composição. Sala Huehuecóyotl, Faculdade de Música (FAM-UNAM). Xicoténcatl nº 126, bairro Del Carmen em Coyoacán, México