O trio Dímelo da brasileira Aline Gonçalves, u peruano Sergio Valdeos y o chileno Luis Barrueto continua apresentando seu novo trabalho     

O trio Dímelo, formado por uma soprista brasileira, um violonista peruano e um percussionista chileno, gravou um disco cujo repertório foi pensado como um passeio pela América Latina. No álbum há gêneros musicais de 6 países latino-americanos que tomam corpo e dialogam através da sonoridade do trio e da paixão que seus integrantes nutrem pela música de seu continente.

Aline Gonçalves, sopros. Flautista, clarinetista, arranjadora e compositora, Aline é bacharel em flauta pela UNIRIO, licenciada em música pela UFRJ e pós graduada em educação musical pelo CBM. Foi uma das fundadoras da Itiberê Orquestra Família, onde permaneceu por 6 anos, tendo gravado os 2 primeiros discos do grupo. Dentro da Escola da Música Universal, também participou da gravação do disco de Hermeto Pascoal e Grupo, Mundo Verde Esperança, lançado em 2002 pelo selo Rádio Mec. De 2005 a 2007 viveu no Chile, onde desenvolveu um contato profundo com a música Latino Americana e criou o premiado projeto Verdevioleta – Creaciones Sobre Música de Violeta Parra. Desde sua volta ao Brasil, em 2008, atua na cena instrumental e da canção como instrumentista e arranjadora. Na busca por atuar na luta por direitos através da arte, participou da fundação do Coletivo Essa Mulher, dedicado ao fomento da produção musical feminina no Rio de Janeiro. Em 2020, passa a integrar a banda de Roberta Sá, no projeto Pra Nunca Se Acabar. Criou EMMBRA – Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras, um songbook de composições instrumentais feitas por musicistas brasileiras, projeto finalista no Prêmio Profissionais da Música.

Sergio Valdeos – Guitarra. Guitarrista, arranjador e compositor. Ele estudou no Peru com Carlos Hayre. Posteriormente estudou no Brasil: Violão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Arranjos no CIGAM. Guitarrista para Susana Baca (vencedora do Grammy Latino 2002) entre 2001 e 2009. Ele gravou os álbuns: “Espiritu Vivo” (Luaka Bop – 2002), “Travesías” (Luaka Bop – 2006), “Seis Poemas” (Luaka Bop – 2009), MAMA (Editora Pregon – 2010). Junto com Carlos Hayre, ele realizou um projeto de pesquisa sobre o violão nos ritmos da costa peruana (2008 – 2011), este projeto foi apoiado pela Universidade Católica do Peru (PUCP). Ele conduz clínicas em ritmos peruanos e latino-americanos. Atualmente ele é professor na “Ateliers d’ethnomusicologie” (ADEM) em Geneva-Suíça, onde mora. No Brasil, ele é membro fundador do quarteto de violões Maogan. Participou como arranjador e violonista das 2 produções de “A Chabuca” (Sonidos del mundo-2016 e 2019), com Ruben Blades, Dulce Pontes, Javier Lazo e Antonio Zambujo.

 

Luis Barrueto, bateria e percussão. Baterista, percussionista e arranjador chileno com uma sólida e eclética formação. Formado em composição e arranjos no Instituto Profissional Escuela Moderna de Música (1997-2002), também estudou percussão clássica na Universidade do Chile (1988-1994), assim como piano, violão e percussão no Liceo Experimental Artistico B-65 (1987-1993). Ele trabalhou e trabalha com grandes nomes da música de seu país como Elizabeth Morris, Vasti Michel, Fedrico Wolf, Francesca Ancarola, Max Berrú, Daniela Conejero, Antonio Restucci, Natalia Contesse, Rodrigo Santamaria, Los crack del puerto entre outros. De 1996 a 2015 ele foi membro do grupo Vejara, com o qual gravou 5 álbuns e fez uma turnê pelo Chile, Argentina, Cuba, Suécia, França, Espanha e Noruega. No campo da composição, ele trabalha desde 2008 com o ator e dramaturgo chileno Nelson Baez, musicalizando várias de suas peças.  Hoje Luis lançou vários álbuns como baterista e percussionista.

 

Lançamentos de janeiro:

6 de janeiro “Boêmia”

13 de janeiro “A luz dos seus olhos”

20 de janeiro “Tres clarinetes”

27 de janeiro “Caçuá”