PERCEUM, conjunto de percussão de Montevidéu estreia a obra “Ambué” do compositor paraguayo Mateo Servián Sforza

Premiada com o Prêmio de Composição e Estreia 2022 do Programa Ibermúsicas, a obra “Ambué” do compositor paraguaio Mateo Servián Sforza será estreada pelo PERCEUM, Conjunto de Percussão de Montevidéu, em concerto no Auditório Vaz Ferreira del Sodre. O concerto fará parte do ciclo de concertos do Núcleo de Música Nueva de Montevidéu, prestigiosa instituição uruguaia que desenvolve suas atividades ininterruptamente desde 1966.

 

A composição de Servián Sforza prevê um conjunto elementar mas variado de instrumentos, onde cada percussionista utiliza um tambor diferente juntamente com uma placa metálica suspensa e uma corrente de aço; esses instrumentos são utilizados com técnicas não convencionais, produzindo assim a diversa paleta sonora que dá origem ao trabalho.

 

O título “Ambué”, que significa “outro” na língua guarani, alude ao conceito de alteridade em dois níveis: de um lado, a obra se baseia principalmente em uma escrita heterogênea, atribuindo a cada momento um instrumento ou técnica diferente a cada percussionista, de forma a diferenciá-lo claramente do resto do trio. Por outro lado, o conceito de alteridade também se materializa a nível estrutural, através de uma arquitetura que apresenta um forte contraste: no segundo troço da obra, nega-se o princípio da heterogeneidade do material que caracterizou o início, atribuindo-se os três percussionistas quase exclusivamente sons produzidos com os tambores.

 

Em 2023 o PERCEUM celebra 30 anos de carreira artística e este concerto será uma das várias atividades do Ensemble para comemorar o seu importante aniversário. Nesta ocasião, o PERCEUM se apresentará em trio, com os percussionistas Jorge Camiruaga (que também é o diretor artístico do Ensemble), Marcelo Zanolli e Ricardo Gómez Antonich.

 

PERCEUM, conjunto de percussão de Montevideo, foi criado dentro da Cátedra de Percussão da Escola Universitária de Música, com o objetivo de divulgar o rico repertório de obras originais para percussão, bem como as tradições e obras da música uruguaia. O Montevideo Percussion Ensemble tornou-se uma referência incontornável no meio musical latino-americano. Sua primeira e única obra discográfica: “Hacen así” (Edições Universitárias: 2000), inclui obras escritas especialmente para o grupo pelos compositores uruguaios Leo Masliah, Daniel Maggiolo e Graciela Paraskevaídis, além de obras de Jaurés Lamarque Pons, o argentino Mariano Etkin e o americano John Cage.

 

Mateo Servián Sforza nasceu em 1991 em Assunção (Paraguai). Estudou composição com Mario Garuti no Conservatório de Milão. Da mesma forma, frequentou masterclasses e seminários de compositores como Salvatore Sciarrino, Helmut Lachenmann, Pierluigi Billone, Michael Maierhof e Fabien Lévy. Suas composições foram apresentadas em importantes festivais dedicados à música contemporânea, como o Impuls Festival em Graz (Áustria), o Milano Musica Festival em Milão e o Mondi Sonori Festival em Trento (Itália), a Trobada de Percussió de Pollença (Espanha), o Festival MusicAhora em La Serena e o Festival de Música Contemporânea do Instituto de Música da UC em Santiago (Chile), além das Jornadas de Música Nova em Assunção (Paraguai).

 

 

Quarta-feira, 2 de agosto, 20h: Auditório Vaz Ferreira, SODRE, Montevidéu, Uruguai

 

www.mateoserviansforza.com

www.eumus.edu.uy/perceum

www.nucleomusicanueva.net