Pumpumyachkan tinkuy será realizado no Peru com a participação da dupla mexicana D’Binis

Pumpumyachkan tinkuy é um tempo e espaço de encontro e reunião no território andino, dedicado à pesquisa, difusão, produção e transferência de conhecimentos e experiências em Som e Produção Audiovisual com Novas Mídias e Tecnologias Livres, reunindo pessoas, coletivos e projetos que, a partir destas ferramentas, exploram questões relacionadas ao Território, Memória e Culturas Locais.

 

Desta vez, ocorre nas cidades de Cajamarca, Cusco, Piura, Trujillo, Huaraz e territórios próximos, com uma época central entre 30 de janeiro e 17 de fevereiro. Neste contexto, o D’Binis Duo, um grupo mexicano baseado em Hamilton, Canadá, está participando do programa deste tinkuy.

 

Trata-se de um dueto audiovisual de cumbia eletrônica e informática, que apresentará um concerto na cidade de Cajamarca, e duas oficinas, uma na mesma cidade, e outra na comunidade da Acopia, em Cusco, tudo isso adicionalmente no contexto do projeto Yupana Simi, uma ferramenta de exploração audiovisual através do código, interpretado numa sintaxe inspirada na língua quíchua, uma ferramenta desenvolvida por uma extensa equipe sediada no Peru e em outros territórios, da qual o D’Binis também faz parte. A D’Binis é formada por Jessica Rodrigues também conhecida como VJ Bini e Luis Navarro, também conhecido como DJ Bini.

 

30 de janeiro a 3 de fevereiro: Workshop Yupana Simi no Laboratório La Oficina, Cajamarca, Peru

 

4 de fevereiro: Concerto Yupana Simi em Industrias Creativas Tesla, Cajamarca, Peru

 

7 de fevereiro: Oficina Yupana Simi – Acopía no Centro de Têxteis, Cusco, Peru