Recomendamos a playlist “Desfronterizadxs”, criada por Barbarita Palacios, da Argentina, para Identidades Sonoras II

Além das fronteiras estilísticas musicais, estamos cercados por outras, ideológicas, de gênero, raça, classe, todas elas injustas. Nós, mulheres, trans, fora da heterossexualidade obediente, com arte e talento genuíno, formamos trincheiras que rompem o estabelecido e abraçam direto o coração.

Barbarita Palacios é cantora e compositora, filha da artista argentina Egle Martin, a quem acompanhou no palco em seu trabalho de estudo e recuperação da cultura afro-argentina. Estudou teatro e canto. Foi integrante da Semilla, uma banda seminal de folk rock, com quem também manteve espaços culturais por uma década. Lançou dois álbuns, “Si Va” e “Criolla”. Faz parte da banda de Gustavo Santaolalla como cantora e multi-instrumentista.

Para esta segunda edição, foram convidadas e convidados músicas e músicos que receberam prêmios da Ibermúsicas em edições recentes de nossos concursos e linhas de apoio.

O convite consistiu em que cada um propusesse uma lista de 50 canções de artistas musicais de seu próprio país em torno do conceito de “Fronteiras”, abordando essa noção a partir de uma multiplicidade de perspectivas (fronteiras geográficas, culturais, simbólicas, delimitações possíveis ou imaginárias ou invisibilizadas).

Ouvir em: