RIOS, a Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfônicas, convida mulheres compositoras a participarem do concurso da OSESP

A Fundação Osesp acaba de abrir as inscrições para o Concurso Compositoras Latino-Americanas, o primeiro passo das comemorações dos 70 anos da Osesp, que serão celebrados em 2024. Trata-se de uma competição voltada a mulheres compositoras, de qualquer idade, naturais (ou naturalizadas) de países da América Latina. As três obras finalistas serão tocadas pela Osesp na Sala São Paulo, em fevereiro de 2024, e a vencedora será gravada em disco – e a compositora receberá 5 mil dólares. Inscrições até 25 de novembro.

 

Em 2024, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp celebrará 70 anos e, como parte desse ano comemorativo, a Fundação Osesp realizará a primeira edição do Concurso Compositoras Latino-Americanas.

 

Serão aceitas apenas obras sinfônicas inéditas, entre 7 e 10 minutos, sobre os temas “70 anos da Osesp”, “Celebração Cultural”, “Celebração da Arte e Cultura das Américas”. As participantes devem ser natas ou naturalizadas de países da América-Latina, critério que engloba vinte países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

As três peças finalistas desse concurso serão executadas pela Osesp em um concerto aberto ao público, na Sala São Paulo, no dia 19 de fevereiro de 2024, sob regência de seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer. Logo após a finalização do Concurso, será realizada a gravação de execução, pela Osesp, da obra vencedora dentre essas três. O fonograma resultante dessa gravação comporá álbum em celebração dos 70 anos da Orquestra, que também reunirá trabalhos de Andrew Norman, Clarice Assad, Esteban Benzecry, Felipe Lara, Heinz Holliger e Unsuk Chin.

http://www.osesp.art.br/paginadinamica.aspx?pagina=concurso_compositoras