O Ministério da Cultura do Panamá, por meio do Programa Ibermúsicas e com o apoio dos Ministérios da Cultura da Colômbia e da Costa Rica, apresenta a primeira edição do Festival “Las Realezas del Calipso”.
“Las Realezas del Calipso” será uma celebração musical destinada a resgatar e revitalizar um gênero essencial para a identidade cultural do Caribe e da América Central. Este festival não só celebrará o calipso, mas também promoverá sua rica herança cultural, fomentará a inclusão social e criará um espaço para a convivência e o intercâmbio artístico. Ao mesmo tempo, explorará a dança, a arte e a gastronomia da região, oferecendo uma experiência cultural integral.
“Las Realezas del Calipso” é uma iniciativa dedicada à revitalização do gênero musical mais emblemático da América Central e do Caribe, que busca reposicionar o calipso no mercado cultural global, garantindo sua relevância e continuidade ao longo do tempo.
Originário dos escravos africanos que trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar de Trinidad e Tobago e que foram posteriormente levados para o resto do Caribe e da América Central, este estilo alegre e cativante espalhou-se rapidamente por toda a região. Nascido no final do século XIX como música festiva de rua e de carnaval, espalhou-se posteriormente por quase todo o Caribe. O calipso se enraizou e se expandiu por diversas rotas até a América Central: Barbados, norte do Brasil (estado do Pará), arquipélago de San Andrés e Providencia na Colômbia, Costa Rica (província de Limón), costa caribenha de Honduras e Nicarágua, Guatemala, Jamaica, Panamá (Bocas del Toro e Colón), Porto Rico, Venezuela (estado de Bolívar) para chegar com força a Nova Iorque nos anos 50.
O calipso, símbolo da identidade caribenha, tem sido fundamental na história musical da região, combinando ritmos africanos, caribenhos e elementos da cultura local. Uma prova disso é que as três principais línguas da região são utilizadas nas letras dos calipsos: inglês, francês, espanhol e sua fusão no crioulo. Ao longo de sua história, esse gênero serviu como meio de expressão social e política, refletindo as experiências e lutas das comunidades caribenhas. O humor, a mordacidade, a picaresca, a sátira social, o protesto, a metáfora, os jogos de palavras e o duplo sentido foram, desde o início, as marcas próprias das letras improvisadas com enorme habilidade pelos calypsonians.
Farão parte da programação do festival os grupos “Kawe Calypso”, da Costa Rica, “Creole Group”, da ilha de San Andrés, Colômbia e Diggers Descendant Calypso Band do Panamá.
“Las Realezas del Calipso” é um Projeto Especial País do Programa Ibermúsicas que conta com a participação de três países, Panamá, Costa Rica e Colômbia, por meio de seus Ministérios da Cultura.
- 5 de dezembro, 14h: Conferência “A discografia no calipso panamenho” por Mario García Hudson
- 5 de dezembro, 15h30: Conferência “Calipso nova geração” por Jermaine Vasquéz
- 5 de dezembro, 16h30: Oficina Ritmos e instrumentos por Kawe Calypso (Costa Rica)
- 5 de dezembro, 18h: Mesa-redonda “Calipso: Cultura, identidade e orgulho” com Facundo Clua (Fundación Pipo Navarro), Donald Williams Chirley (Kawe Calypso / Costa Rica) e Abel Aronategui (CACCO)
- 5 de dezembro, 19h45: “Uma noite de calipso”, direção: Fernando Muñoz, produção: Enlace S.A.
- 6 de dezembro, 10h30: Oficina de intercâmbio musical regional com Creole Group (Colômbia), Escuelita del Ritmo (Colón), Diggers Descendant Calypso Band (Panamá) e Kawe Calypso (Costa Rica)
- 6 de dezembro, 14h: Oficina “Como criar Calipso sem perder sua identidade na atualidade?” com Creole Group (Colômbia)
- 6 de dezembro, 17h: Vídeo e Curtas-metragens “Calipso hoje” por MiCultura; “Vitamina CH”, direção: Joab Huc, produção: Miguel Antonió; “Para recordar Lord Cobra”, direção: Gerardo Maloney
- 6 de dezembro, 18h: Show com Kawe Calypso (Costa Rica), Diggers Descendant Calypso Band (Panamá) e Creole Group (Colômbia)
Todas as atividades serão realizadas no Centro de Arte e Cultura de Colón, Panamá, com entrada gratuita.

