Taller La Bola de Ecuador apresenta sua turnê mexicana

O Taller La Bola de Ecuador apresenta “Gira México 2023 – Diálogos atemporais sobre a morte”. Um ambicioso encontro intercultural de arte, educação e comunidade entre o Equador e o México, onde instrumentos musicais ancestrais originais viajarão do meio do mundo para a Mesoamérica, para compartilhar suas sonoridades incomuns, suas melodias incríveis e toda a sabedoria e todo o seu legado ancestral.

 

Desde tempos imemoriais, o som e a música têm desempenhado o papel de uma linguagem universal, permitindo que os seres humanos se comuniquem uns com os outros, independentemente de sua origem, idioma, cultura ou visão de mundo. Quando se pensa nos sons que existiam há 2.000 anos na América Latina, surgem as seguintes perguntas: quais instrumentos eram usados? Que formas esses instrumentos assumiam? Como eram tocados? Para que serviam? E como podem ser usados hoje?

 

A turnê envolve concertos, oficinas pedagógicas, encontros artísticos, intercâmbio de conhecimentos e culturas, processos de pesquisa, debates, atividades educativas e mediação comunitária.

 

A proposta é celebrar a vida por meio da criação de diálogos e acercamentos de diferentes perspectivas para abordar a morte vista a partir de outras tradições ancestrais e, assim, mudar os paradigmas de como assumi-la em um contexto cultural moderno, já que, no passado, a morte era concebida como o início de uma nova vida. Tudo se movia eternamente em uma espiral.

 

Essa proposta representa um passo muito valioso na reconstrução da memória social de Abya Yala, com base em seu patrimônio. Ela propõe diálogos e intercâmbios culturais, históricos e de conhecimento, juntamente com processos de pesquisa, para encontrar semelhanças e diferenças entre as diferentes culturas, com o objetivo de achar uma raiz original comum, proveniente de povos e nacionalidades ancestrais da América.

 

Do ponto de vista espiritual, o projeto permite a realização de um ritual, de modo que os patrimônios culturais e arqueológicos se encontrem no território e dialoguem com seus contemporâneos ancestrais. Isso servirá para fortalecer processos decoloniais sustentáveis ao longo do tempo.

 

Esta turnê do Taller La Bola está sendo realizada com o apoio do Programa Ibermúsicas por meio de suas Ajudas ao Setor Musical para a Circulação.

 

  • Sexta-feira, 03 de novembro, 16h: Teatro de la Naturaleza de la Zona Arqueológica de Teotihuacán, Estado do México
  • Sexta-feira, 10 de novembro: Show no Castillo de Chapultepec, CDMX
  • Sábado, 11 de novembro: Show no Museu Nacional de Culturas do Mundo, CDMX
  • Sexta-feira, 17 de novembro, 18h: Apresentação na Zona Arqueológica de Tlatelolco, Oaxaca
  • Sábado, 18 de novembro, 13h: Auditório Torres Bodet do Museu Nacional de Antropologia, CDMX