Auros Dúo de Chile estreia a obra “JÝI” para dois saxofones do compositor paraguaio Mateo Servián Sforza, ganhador do Concurso de Composição e Estreia 2021 de Ibermúsicas

A obra “JÝI” (“arco-íris” em guarani) para dois saxofones, ganhadora do Prêmio de Composição e Estreia 2021 do Programa Ibermúsicas, é uma exploração do fenômeno da cor do som, ponto focal do trabalho compositivo do jovem compositor paraguaio Mateo Servián Sforza.

 

Em “JÝI” procura-se aprofundar no potencial sonoro do saxofone graças a um minucioso estudo das digitações alternativas, e da enorme variedade tímbrica que elas permitem. O vídeo dessa obra, gravado em Santiago do Chile pelos intérpretes do Auros Dúo (os saxofonistas chilenos Karem Ruiz e Alejandro Rivas), será estreado com uma premiere a ser realizada no canal do YouTube de Mateo Servián Sforza.

 

Mateo Servián Sforza, nascido em 1991 em Assunção (Paraguai), estudou composição com Mario Garuti no Conservatório de Milão. Frequentou masterclasses e seminários de compositores como Salvatore Sciarrino, Helmut Lachenmann, Pierluigi Billone, Michael Maierhof e Fabien Lévy. Suas composições foram interpretadas em importantes festivais dedicados à música contemporânea, como o Festival Impuls de Graz (Áustria), o Festival Milano Musica  (Itália) e as Jornadas de Música Nova de Assunção (Paraguai). Estudou piano no Conservatório Santa Cecília de Roma e, posteriormente, no Conservatório de Música Giuseppe Verdi de Milão, onde concluiu seu mestrado em Interpretação Pianística. Apresentou-se como solista e em formações de câmara, tocando em importantes salas de concerto do Paraguai e da Itália. Em 2020, recebeu o Prêmio Nacional das Artes do Governo Italiano (na categoria de Música Vocal de Câmara), em dupla com a mezzosoprano italiana Eleonora de Prez.

 

Auros Saxophone Duo nasce a partir da experiência dos intérpretes Alejandro Rivas e Karem Ruiz de interpretar música chilena, clássica e latino-americana através do saxofone. Seus inícios em 2006, incluem a gravação de música chilena de saxofone para o CD Confluencias – música chilena para saxofones. Desenvolveram sua carreira musical no Chile e na Holanda, onde recebem sua formação acadêmica, além de se apresentarem em cenários importantes como: Goethe Institut em Santiago do Chile, Concertgebouw em Amsterdam, De Doelen em Rotterdam, Fentener van Vlissingenzaal, Vredenburg em Utrecht da Holanda, entre outros. Este duo de saxofones propõe a difusão de repertório clássico, latino-americano e chileno adaptado à versatilidade estilística dos saxofones. Auros abrange uma ampla gama da família dos saxofones, passando pelos saxofones soprano, alto, tenor, barítono e baixo.

 

Quarta-feira, 15 de Junho

https://soundcloud.com/mateoservian

https://www.youtube.com/channel/UCjxXfjEP2YItfwSZMb5vKJA