Maderas, Cueros y Tradición é um projeto que nasce da partilha fraterna das “Coplas de Ida y Vuelta”, um ponto de encontro semanal de músicos e pessoas relacionadas com o canto tradicional ibero-americano na aldeia de Sant Pere de Ribes, na região de Garraf, na Catalunha. Participam nos encontros pessoas da América Latina e da Europa, que partilham versos tradicionais em coplas, cuartetas e décimas, cujas estruturas poéticas nascidas em Espanha ganharam nova vida na América, sendo cultivadas nas mais diversas formas e variantes, e onde o canto, acompanhado por instrumentos e sonoridades particulares, ganhou também novos ares e formas de expressão.
Semana após semana, os sábados se transformaram em um espaço para o intercâmbio de canções tradicionais, principalmente da Espanha, Argentina e Chile, mas também se abriram para outras canções e formas tradicionais de toda a Ibero-América: os versos da tradição oral continuaram a ser lembrados por meio da música além de suas fronteiras e locais de origem. Foi cultivado um repertório comum, que era atualizado a cada vez em vozes e novas versões de canções tradicionais, sempre acompanhadas por “caja coplera”, bombo e violão, ou por pandeiro, conchas, “almirez” e pandeiro quadrado. As “Coplas de Ida y Vuelta” foram o ponto de partida para “Maderas Cueros y Tradición”.
Com base na experiência compartilhada das “Coplas de Ida y Vuelta”, o projeto “Maderas, Cueros y Tradición” tem como objetivo deixar um testemunho do processo vivido nos encontros de copleros por meio do registro audiovisual de três músicas da tradição oral ibero-americana pertencentes ao repertório tradicional de músicos chilenos, argentinos e espanhóis. As canções, especialmente selecionadas para a ocasião, serão trabalhadas e interpretadas por Cecilia Sáenz, Carolina Chacana, Santiago Canals, Fran Lucas e membros dos “Encuentros en torno a las coplas”.
A gravação das imagens e da música será realizada no Taller de Guitarras “Santiago de Cecilia”, localizado no coração de El Poble Espaynol, em Barcelona, e estará a cargo do músico, produtor e comunicador Gaddafi Núñez, que gravará, mixará e masterizará as músicas por meio de sua produtora “La Ollita Records”.
Este projeto conta com o apoio do Ibermúsicas através de suas Bolsas para o Setor Musical em Modalidade Virtual, chamada 2022.
Lançamento do primeiro vídeo: 21 de agosto