Scroll Top

Yuly Alexandra Pinzón Casallas, da Colômbia, participa da realização do festival “Yaabilaj Paax, Encontro Peninsular de Mulheres na Música: Amor e Coragem” em José María Morelos – Quintana Roo, México

Flyer de restaurante simple verde (Post para Instagram (4:5)) - 1

A licenciada em música, bandolista, professora e pesquisadora colombiana Yuly Alexandra Pinzón Casallas, juntamente com a licenciatura em Gestão e Desenvolvimento das Artes da Universidade Intercultural Maia de Quintana Roo, Narrativas desde la Maianidad e a Prefeitura do município de José María Morelos, participa da criação e organização do festival Yaabilaj Paax, Encontro de mulheres na música tradicional: amor e coragem, que será realizado na comunidade de José María Morelos, em Quintana Roo.

O objetivo do encontro é visibilizar a participação das mulheres na música tradicional, especialmente no gênero Jarana, que é de grande importância no território maia peninsular e que até pouco tempo atrás era totalmente dominado por homens.

Há pouco mais de uma década, a partir do amor pela música, as mulheres das comunidades com fortes raízes nas tradições e na cultura maia tiveram a coragem de irromper e quebrar crenças e limites nesses espaços culturais e musicais, servindo de fonte de inspiração para as novas gerações que, como elas, amam fazer música e querem contribuir e dar continuidade à sua identidade e tradições.

Yuly Alexandra Pinzón Casallas é licenciada em música pela Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, com ênfase em música andina colombiana e interpretação da bandola. Professora e pesquisadora na área de musicologia de gênero e feminista e da música tradicional andina colombiana. Possui três trabalhos discográficos, “Yerbabuena”, álbum duplo em CD com a Orquestra Filarmônica de Música Colombiana, “Bandolerias”, com a Orquestra Colombiana de Bandolas, e “Pulsos Vitales – el sentir de las estudiantinas regionales de Colombia”, no âmbito do projeto Programa Presidencial Sonidos para la Construcción de Paz, uma iniciativa do Ministério da Cultura, das Artes e do Conhecimento e do Ministério da Educação da Colômbia.

Esta atividade marca o encerramento da Residência de Yuly Alexandra Pinzón Casallas no México. O projeto contou com o apoio da Ibermúsicas através da sua linha “Ajuda a artistas e investigadores para residências”, convocatória 2024.

● 18 de julho, 19h: Concha Acústica, Parque Central de José María Morelos