
A 6a edição do MIMO em Portugal, volta a acontecer na cidade de Amarante e vai celebrar a cultura e a música do mundo, com uma programação inclusiva, diversificada e arrojada, dando a conhecer o que de melhor se faz na música atual, em Portugal, Brasil e no mundo, entre nomes consagrados e novos talentos. Tem o Município de Amarante como principal promotor.
Antecipa-se, assim, mais um MIMO de sonoridades, estéticas e texturas singulares, em que a música ocupa não só os palcos, mas toda a cidade, com concertos, palestras, workshops, oficinas, exposições, cinema e atividades paralelas.
O MIMO Festival! conta com 21 anos de história, com 61 edições, e realizações em mais de 14 cidades no Brasil e na Europa, assistido por um público superior a 2 milhões de pessoas ávidas por ouvir música de diversas partes do planeta. O MIMO já realizou, produziu e exibiu 1.750 atividades, sendo 600 shows e concertos, 500 aulas no Programa Educativa, 400 filmes brasileiros inéditos e mais de 200 atividades complementares como palestras do Fórum de Ideias, o evento de literatura Chuva de Poesia, Exposições, Seminários e o Prêmio MIMO Instrumental.
O festival tem como marca principal propiciar a liberdade artística, valorizando a memória e trazendo a inovação sonora, sempre em busca de ocupar o patrimônio histórico e natural das cidades por onde passa, mantendo a qualidade musical como referência, além, de promover a democratização do acesso, em espetáculos gratuitos de alta qualidade que levem cultura à sociedade irrestritamente.
Os shows ocupam praças, igrejas, museus, mercados históricos, oferecendo ao público espetáculos de alta qualidade de forma 100% gratuita. É um dos poucos festivais no Brasil – e no mundo – que proporciona conteúdos de excelência sem cobrança de ingressos, democratizando o acesso do público e levando cultura à sociedade irrestritamente.
Cerca de quatro mil músicos já passaram pelo festival, em concertos memoráveis como Chick Corea, Herbie Hancock, Buena Vista Social Club, Jacob Collier, Philip Glass, Ibrahim Maalouf, Arturo Sandoval, McCoy Tyner, Pat Metheny, Richard Bona, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Lakecia Benjamin, Egberto Gismonti, Maria João Pires, Antonio Meneses, Nelson Freire, Pedro Burmester, Chucho Valdés, Richard Galliano, Orquestra de Câmara de Toulouse, Trilok Gurtu, Didier Lockwood, Salif Keita, Gilberto Gil, Amadou & Mariam, Madredeus, Toninho Horta, Elza Soares, Tom Zé, Ron Carter, Anne Paceo, Emir Kusturica, Oumou Sangaré, Mario Laginha, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Marcos Valle, Eumir Deodato, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra da Pró-Arte, Orkestra Rumpilezz, Orquestra Sinfônica do Recife, e regentes como Isaac Karabtchevsky, Silvio Barbato, entre músicos de todo o mundo.
Mais de 30 mil alunos foram beneficiados no Programa Educativo do festival, em cerca de 600 horas de aula. Já o Prêmio MIMO Instrumental, lançado em 2014 com enorme sucesso, revelou talentos que hoje são artistas consagrados, como o violonista João Camarero e os pianistas Amaro Freitas, Hercules Gomes, Salomão Soares e Antonio Guerra.
O MIMO é um festival de alma feminina, onde a igualdade de gênero está sempre presente, dirigido por Lu Araújo, uma mulher com destacada atuação no segmento cultural.
A edição portuguesa do Festival MIMO! recebeu em 2024 o prêmio Brasil – Ibermúsicas, que reconhece iniciativas musicais que divulgam a música brasileira no mundo.
● De 18 a 20 de julho em Amarante, Portugal