
Esse curso intensivo quer aprofundar a técnica do cravo, combinando uma abordagem teórica e prática baseada em fontes históricas do século XVIII e início do XIX, um período importante para o desenvolvimento desse instrumento.
O curso se concentra no desenvolvimento de uma técnica precisa e um som “cantabile”, considerado o ideal no repertório da época. Além disso, destaca-se a importância do cravo dentro do universo dos instrumentos de teclado históricos, destacando-se pela sua capacidade de desenvolver uma técnica de teclado extremamente precisa e controlada. O cravo tem sido valorizado ao longo dos séculos por sua capacidade de produzir variações dinâmicas sutis e um controle direto sobre o som. Este instrumento tem desempenhado um papel fundamental na formação de músicos de teclado, e seu estudo não só beneficia a interpretação no cravo, mas também fornece ferramentas úteis para outros instrumentos de teclado históricos, como o harpsichord, o órgão e até mesmo o piano.
Matilde Méndez estudou piano na Universidade do Chile com Svetlana Kotova. Em 2024, ela teve a chance de fazer um estágio em cravo na cidade de Leipzig, com a professora e cravista Mechthild Winter, graças à bolsa Chile Crea, concedida pelo Ministério da Cultura e das Artes do Chile. Atualmente, ela está no segundo ano do programa de Mestrado em Interpretação com especialização em Cravo na Pontifícia Universidade Católica, na cátedra do professor Camilo Brandi. Em 2023, Méndez recebeu a bolsa Clavichord concedida pela Haus Eller.
Ela já fez parte de vários projetos, como o Dúo Violeta, com a pianista chilena Natalia Álvarez, que toca música latino-americana para quatro mãos, e o “Ramillete Sonoro”, um duo de teclas e cordas pulsadas com Miguel Hervía, que se dedica a tocar música renascentista e barroca. Além disso, em 2024, ela acompanhou ao piano o Internationaler Frauenchor de Leipzig, sob a direção de Darsy Astorga Flores.
Matilde Méndez Zenteno está fazendo seu curso de aperfeiçoamento graças ao apoio do Programa Ibermúsicas, através da sua linha de “Apoio à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico”, convocatória 2024.