A pianista, compositora e professora equatoriana Marianela Arocha participará do Festival SOXX em Vila de Canals, Espanha

Marianela Arocha foi convidada a participar do Festival SOXXI para fazer parte da estreia de uma obra e realizar atividades de transferência de conhecimento musical.

Ela participará junto com outras compositoras latino-americanas realizando concertos, palestras e atividades formativas tanto na Universidade de Valência quanto nos conservatórios desta região da Espanha. O objetivo principal é mostrar o intercâmbio e a colaboração musical entre a América Latina e a Europa para forjar redes de difusão entre os grupos que foram historicamente marginalizados por gênero, origem étnica e condição social.

Marianela Arocha é mestra em Belas Artes com menção em Execução e Professora de Piano na Academia Musical da Rússia Gniesinj e mestra em Música com menção em composição pela Universidade Simón Bolívar na Venezuela. Atualmente, é candidata ao doutorado (PhD) em Música com menção em composição pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina.

Destacou-se como pianista solista e de música de câmara, realizando inúmeros recitais e concertos na Venezuela e em vários países. Como solista, apresentou-se com importantes orquestras da Venezuela, Rússia e Equador. Seu catálogo reúne obras para piano solo, música de câmara com piano, conjuntos, obras sinfônicas, eletroacústicas mistas e acusmáticas, contemplando diferentes linguagens musicais. Suas obras foram interpretadas na Venezuela, Rússia, Equador, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, França, México e Chile.

Realizou diversos projetos culturais, discográficos e de pesquisa. Publicou livros e revistas acadêmicas relacionados com sua obra composicional e com projetos de pesquisa da carreira de Artes Musicais da Universidade Nacional de Loja. Atualmente é professora na carreira de Artes Musicais da Universidade Nacional de Loja, Equador.

O SOXXI se apresenta como uma referência importante dentro da oferta cultural específica de Cultura e Artes Contemporâneas, divulgando Canals como uma cidade ativa, dinâmica e inovadora. É um dispositivo de divulgação artística interdisciplinar, focado na difusão e inter-relação de diversos temas, ideias e movimentos representativos das culturas dos séculos XX e XXI.

A presença de Marianela Arocha no Festival SOXX conta com o apoio do Ibermúsicas através de sua linha de Apoio à circulação de profissionais da música, convocatória 2024. De sábado, 18 de outubro, a domingo, 28 de outubro, em Vila de Canals, Valência, Espanha