Os ensembles Vertixe Sonora, da Espanha, e Plurisons, do Brasil, apresentam La Tierra Cansada

Vertixe Sonora e Plurisons propõem um diálogo para refletir sobre novas formas de relacionamento e aprendizado entre culturas. Novas formas de estar com a terra.

Com seu forte compromisso com a criação atual, 350 estreias absolutas de 211 compositores de 53 países, Vertixe Sonora surge na última década como um dos conjuntos europeus de música contemporânea que lidera a pesquisa sonora e a criação musical contemporânea. Realizaram mais de 200 concertos explorando todos os gêneros da música e das artes sonoras, instalações, óperas, teatro musical, concertos em diálogo com as artes, o pensamento e as tecnologias, atividades de divulgação e formação, documentários, cinema, ciclos, residências, festivais, turnês nacionais e internacionais.

Vertixe Sonora é uma referência insubstituível para a última geração internacional de compositores que encontram em suas produções a oportunidade de desenvolver propostas musicais com uma perspectiva global e em permanente estado de agitação, em busca da excelência artística, impulsionando programas diversificados que dinamizam o ecossistema musical europeu, favorecendo o intercâmbio e a coesão através da música atual.

O Ensemble Plurisons é um grupo interestadual que reúne alguns dos melhores intérpretes dedicados ao novo repertório e práticas do Brasil. O Plurisons surge como um espaço de colaboração entre compositores e intérpretes, um Ensemble onde se pode esfregar, soprar, raspar, assobiar, cantar, misturar e onde cada instrumento quer ser redescoberto a partir de uma nova perspectiva.

O repertório busca encontrar espaços onde se possa renovar a experiência auditiva e a percepção. Seus concertos oferecem estreias de compositores brasileiros ou estreias no Brasil de compositores estrangeiros, além de clássicos dos séculos XX e XXI. A abordagem oferece um novo olhar sobre o ato de ouvir, convidando todos a revisitar esse sentido e utilizá-lo como porta de entrada para redescobrir o mundo que nos rodeia, onde cada som pode ser música.

Este encontro da Vertixe Sonora e Plurisons na Espanha é possível graças ao apoio da Ibermúsicas por meio de sua linha de “Ajuda à programação musical”, convocatória 2024.

  • 23 de outubro, 20h: Festival Vertixe 13, Espaço Sirvent, Vigo, Espanha
  • 26 de outubro, 18h: Festival Vertixe 13, Auditório Martín Codax, Vigo, Espanha
  • 27 de outubro, 20h: Festival Vertixe 13, Auditório David Russel, Vigo, Espanha
  • 31 de outubro: Espaço Turina, Sevilha, Espanha