Com a missão de promover o diálogo intercultural entre artistas musicais da América Latina e Itália, foi elaborada uma convocatória especial, fruto da colaboração entre Ibermúsicas e Emilia-Romagna, através da Fundação ATER, no âmbito das atividades de Emilia-Romagna Music Export – a iniciativa de internacionalização da cena musical regional, promovida pela Emilia-Romagna Music Commission em colaboração com a Fundação ATER.
A proposta se baseia em um modelo de intercâmbio recíproco: artistas da Emilia-Romagna convidan artistas de países Ibero-Americanos integrantes do Programa Ibermúsicas, e, por sua vez, serão recebidos em seus respectivos países. Assim, será gerado um autêntico diálogo artístico e intercultural, promovendo a cooperação através da música.
O formato proposto permite que uma instituição legalmente constituída (agência de artistas, produtora, instituição acadêmica, gravadora, entre outros) apresente um projeto colaborativo no qual os artistas assumam de forma alternada os papéis de residentes e de artistas convidados. Ser recebidos por artistas locais em seus contextos musicais consolidados permitirá aos convidados mergulhar na riqueza da cena cultural do local. Esta imersão potencializará a colaboração artística e multiplicará o alcance do intercâmbio, abrindo portas para novas audiências e semeando conexões sustentáveis a longo prazo.
Os programas serão desenhados em conjunto, estimulando a criação de novas obras, colaborações ao vivo e a interpretação de repertórios fundidos, reflexo da diversidade e riqueza cultural compartilhada.
Entre as 31 propostas de excelente nível apresentadas ao concurso, um júri composto por Simona Giuliano (Itália), Simón Gangotena (Equador) e Dante Giancarlo Liano (Guatemala) realizou a avaliação e seleção das propostas vencedoras.
Projetos selecionados
Anunciamos as propostas vencedoras da Chamada especial Ibermúsicas – Emilia-Romagna 2025

