Novas incorporações ao Catálogo de Pesquisa Musical do  Ibermúsicas

Fiel à nossa política de cooperação e com o desejo de compartilhar os conhecimentos gerados por meio do apoio do nosso programa, os trabalhos de pesquisa realizados por nossos beneficiários têm seu lugar no Catálogo de Pesquisa Musical do site da Ibermúsicas para consulta e download gratuito.

Nos últimos dias, foram incorporados dois trabalhos que têm pontos de contato importantes entre si, uma vez que abordam a situação das mulheres músicas em contextos específicos: a Península de Yucatán, por um lado, e as ilhas de São Tomé e Príncipe, por outro.

“Presença de mulheres compositoras e instrumentistas na trova e na jarana. Música tradicional do território maia peninsular, desde a segunda metade do século XX até aos dias de hoje”, da pesquisadora colombiana, visibiliza e registra a participação e as contribuições das mulheres da península de Yucatán nos gêneros musicais da trova e da jarana, em seus papéis de compositoras e instrumentistas, desde a segunda metade do século XX até os dias atuais. Através da realização de entrevistas e sua análise, são expostos alguns comportamentos, atitudes e fatos que dificultam e limitam a visibilidade, valorização e desenvolvimento ativo das mulheres tanto na trova quanto na jarana.

“Silenciosas ou silenciadas?, mulheres no universo musical de São Tomé e Príncipe”, o trabalho da pesquisadora portuguesa Magdalena Chambel que dá voz às artistas, às mulheres corajosas que não conseguem parar, ultrapassando todas as barreiras que surgem no seu caminho.

Convidamos todas as pessoas interessadas a consultar e baixar o material.