Ghetto Kumbé, da Colômbia, leva ao Brasil seu ritual afrofuturista na edição comemorativa dos 30 anos do Festival Rec-Beat

Celebrando 30 anos em 2026 como um dos mais importantes festivais de música do país, o Festival Rec-Beat recebe o grupo colombiano Ghetto Kumbé, uma das formações mais potentes da cena musical contemporânea da América Latina.

Reconhecido por fundir ritmos afro-caribenhos e

afro-colombianos à música eletrônica, o trio sobe ao palco com um espetáculo baseado em percussões, bases eletrônicas e uma proposta visual própria, que transforma a apresentação em uma experiência integrada entre música e performance.

Com uma trajetória consolidada em importantes festivais internacionais como Glastonbury (Reino Unido), Roskilde (Dinamarca), Transmusicales de Rennes (França) e Paleo Festival (Suíça), o Ghetto Kumbé constrói paisagens sonoras afrofuturistas que dialogam com ancestralidade, identidade e resistência, criando uma estética sonora e visual singular.

O Rec-Beat se consolidou como um espaço de celebração e difusão de diferentes cenas musicais, com atenção especial aos sons da América Latina, do Caribe, da África e da Europa. Fundado em 1995 pelo jornalista e produtor cultural Antonio Gutierrez, o festival acompanhou as transformações da música brasileira e mundial, atuando como um importante catalisador de mudanças no cenário local e apostando continuamente em novas sonoridades e propostas artísticas.

Ao longo dessas três décadas, o Rec-Beat também circulou por outras cidades, com edições em São Paulo, Salvador, Fortaleza, Caruaru e João Pessoa. Em 2023, o festival foi reconhecido com o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

O Festival Rec-Beat acontece de forma gratuita no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. A apresentação do Ghetto Kumbé conta com o apoio da Funarte e do Ibermúsicas, por meio do Edital de Apoio à Programação Musical. O Festival Rec-Beat 2026 tem patrocínio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, da Secretaria de Cultura e da Prefeitura do Recife, além da Uninassau e do Banco do Nordeste. Nordeste. Realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

  • De 14 a 17 de fevereiro, a partir das 19h, no Cais da Alfândega, Bairro do Recife