A mobilidade internacional constitui um componente essencial do desenvolvimento cultural. O Ibermúsicas está profundamente comprometido com essa premissa, em consonância com os princípios promovidos pela UNESCO em relação à circulação de artistas, à diversidade cultural e ao fortalecimento dos ecossistemas criativos. Como Programa de Cooperação, além de destinar uma parte substancial de seu orçamento ao apoio à mobilidade, trabalha de forma permanente na identificação e difusão de alternativas que ampliem o acesso do setor musical ibero-americano a fontes complementares de financiamento.
Nesse sentido, On the Move (on-the-move.org) é uma plataforma gratuita, financiada em parte pela União Europeia, que fornece informações atualizadas sobre chamadas abertas para o financiamento da mobilidade cultural. Embora algumas convocatórias estabeleçam critérios de elegibilidade específicos por país, em muitos casos profissionais da música ibero-americana podem se candidatar ou desenvolver projetos em colaboração com colegas de outros países.
A plataforma também reúne relatórios, estudos e guias práticos que podem ser de grande utilidade para profissionais do setor.
Mesmo que o site esteja em inglês, várias das guias de financiamento também estão disponíveis em espanhol. Além disso, oferece informações especializadas sobre vistos para profissionais da cultura, legislação fiscal e outros aspectos-chave vinculados à circulação internacional de artistas, por meio de sua seção específica Mobility Information Points (MIPs).
Consideramos que essa ferramenta pode contribuir para o fortalecimento da projeção internacional do setor musical ibero-americano.
- O «Cultural mobility funding guide» pode ser consultado em:
- Mais informações: https://on-the-move.org/

