A artista peruana Carmen Gutierrez fará uma digressão por vários locais da Argentina no âmbito do Festival Sonamos Latinoamérica

Un Canto sin Fronteras: Gira musical por la inclusión y la diversidad é o projeto da artista, cantora e compositora Carmen Milagros Gutiérrez Cordero, que consiste numa digressão internacional por várias cidades da Argentina com o apoio do Programa Ibermúsicas e graças ao convite da organização de Sonamos Latinoamérica, Rede Internacional de Festivais de Música Popular Latino-americana.

 

A proposta artística consiste em três espectáculos e duas oficinas/conversas nas cidades de Santa Fé, Rosário e Paraná, no âmbito da digressão Un Canto sin Fronteras. Para esta digressão, a proposta inclui a apresentação de música ao vivo com sons regionais/populares, e a execução de instrumentos locais.

 

A proposta artística de cada apresentação é concebida em dois segmentos: o primeiro é composto por música da costa peruana e o segundo por música andina e de fusão. Quanto às oficinas/conversas, serão desenvolvidas duas propostas:

 

  • Reconhecer a própria voz, dirigido por Carmen Gutiérrez.
  • Valseando polcas, dirigido por Diego Varillas

 

Carmen Gutiérrez é uma cantora, compositora e intérprete de música peruana e latino-americana, nascida na cidade de Jauja, Junín. Com mais de 15 anos de carreira artística. Criou projetos coletivos: Mujeres del Ande (2014); Pasión Xauxa (2016), onde reúne mulheres musicistas para promover o folclore do Vale do Mantaro; e Tributo a Jauja (2017), onde reúne artistas da região em uma noite cultural todos os anos. Fez uma digressão por várias cidades do México, recebendo o reconhecimento de instituições e centros culturais, incluindo a UNAM. Nos últimos anos, consolidou o seu trabalho artístico em alianças estratégicas com a Linha 1 graças ao programa Arte Vecinal, Clubes Departamentais, Instituições Estatais, Associações e Feiras Culturais, o que a levou a participar no Programa Cultural dos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019. Ay pajarillo! (2016) é o seu primeiro álbum com canções andinas e latino-americanas. Atualmente, está focada no seu projeto como cantora, compositora e produtora, trabalhando no lançamento da sua segunda produção Alas de Fuego, um álbum com ritmos peruanos e temas sociais.

 

Diego Varillas Becerra é um músico, arranjador e produtor. Ganhou importantes prémios e, graças à sua extraordinária capacidade como guitarrista de concerto, deu concertos em todo o Peru. Também participou em diferentes festivais em países como: Equador, Chile, México, Brasil, Colômbia e Paraguai. Além disso, foi acompanhador musical, diretor e arranjador de artistas de renome da música crioula e tradicional. Pesquisou a obra de importantes violonistas afro-peruanos, o que o levou a publicar seu primeiro livro de violão solo: Valseando Polkas.

 

 

  • 5 de outubro: 20hs. Sala Ramírez (Bv Gálvez 1150), Santa Fé, Argentina.
  • 6 e 7 de outubro: 20hs. Mercado Progreso (Balcarce 1625), Santa Fé, Argentina.
  • 9 de outubro: Estudio Tres. Lincoln, Buenos Aires
  • 12 e 13 de outubro: 21hs. Molino Franchino (Bv Gálvez 2350), Santa Fé, Argentina
  • 14 e 15 de outubro: 21hs. Centro Cultural Provincial (Junín 2457), Santa Fé, Argentina