Desde a Costa Rica, Guadalupe Urbina começa a apresentar as primeiras canções de “Ensayo + Error = Milagro”, um álbum introspectivo que reúne suas experiências de vida e as compartilha de maneira sincera e aberta. Ao longo de onze canções, a cantora e compositora costa-riquenha aborda temas como a igualdade de gênero, a multiculturalidade, a acessibilidade, a infância, a sustentabilidade ecológica e a vulnerabilidade social. Este trabalho musical representa uma celebração da diversidade cultural latino-americana, com uma narrativa pessoal que também ressoa com temas universais.
Guadalupe Urbina é cantora, compositora e pesquisadora da tradição oral da Costa Rica. Iniciou sua carreira nos anos oitenta com uma série de gravações de sua música original. Em 1988, participou da turnê da Anistia Internacional junto a Bruce Springsteen, Sting, Tracy Chapman, Peter Gabriel e Youssou N’Dour. Em 1994, recebeu o Prêmio Gaviota do Círculo de Bellas Artes em Madri, Espanha. Durante as três décadas seguintes, lançou uma dúzia de produções discográficas e realizou inúmeras apresentações em diferentes festivais, teatros e palcos da América, Europa e África. Em 2017, recebeu a declaração de interesse cultural do Ministério da Cultura da Costa Rica por seu espetáculo “Abril Se Fue”. Em 2018, recebeu o reconhecimento da Associação de Compositores e Autores Musicais da Costa Rica por sua contribuição na recopilação de tradições afromestiças de Guanacaste. Nesse mesmo ano, os Correios da Costa Rica comemoraram a carreira de Urbina com a emissão filatélica de selos postais. Em 2019, a cineasta Patricia Howell (de grata memória) realiza o documentário “Los Caminos del Amor”, baseado na vida de Guadalupe Urbina, patrocinado pelo Centro Costarriquenho de Produção Cinematográfica do Ministério da Cultura da Costa Rica. Em 2022, publica seu novo single e videoclipe “La Cumbia de la Niña”, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas. Em 2023, publica “Conjuro Sagrado”, um EP produzido em colaboração com o DJ compatriota Barzo e premiado com o VIII Prêmio Ibermúsicas de Criação de Canção e nos XVIII Prêmios ACAM.
A realização de “Ensayo + Error = Milagro” é possível graças ao suporte do Programa Ibermúsicas por meio de sua linha de “Apoio a projetos virtuais”, convocatória 2025.

