A cantora e compositora uruguaia Florencia Núñez empreende um tour pela Patagônia argentina

Florencia Núñez, cantora e compositora uruguaia. Com dez anos de carreira e três discos lançados, se posicionou como uma das vozes mais relevantes da cena uruguaia. Ela é a vencedora de 6 prêmios de graffiti

 

Florencia Núñez (21 de fevereiro de 1991) é uma cantora e compositora da cidade de Rocha. Suas canções passam pelo pop brilhante e otimista com acenos de indie e folk. Com três álbuns em seu currículo, “Mesopotamia”, “Palabra clásica” e “Porque Todas Las Quiero Cantar: un homage a la canción rochense”, ela se posicionou como uma das vozes femininas a seguir na música uruguaia.

 

Seu primeiro LP, “Mesopotamia” (2014), foi lançado por seu selo independente “La Nena Discos”. “Mesopotamia” foi premiado como Melhor Álbum Indie no Graffiti Awards 2015. Também em 2015, Florencia recebeu o Prêmio Nacional da Música do MEC e em janeiro de 2016 ganhou o Prêmio Ibermúsicas no 2º Concurso de Composição de Canção Popular. Já dividiu o palco com músicos como Estela Magnone, Laura Canoura, Franny Glass, No Te Va Gustar e Martín Buscaglia.

 

Realizou shows de abertura no Uruguai para José González, Carla Morrison, Julieta Venegas e Ismael Serrano. Participou do Festival SXSW em Austin, Texas, em sua edição de 2016, fez diversas apresentações no México e Argentina e em 2017 se apresentou no Festival Abril Para Vivir em Granada, Espanha.

 

Em 2017 lançou – novamente pela gravadora La nena, seu segundo álbum, Palabra clásica, junto com o produtor Guillermo Berta e uma seleção destacada de músicos e arranjadores. Palabra clásica teve sua apresentação oficial na La Trastienda Montevideo e no Centro Cultural Kirchner em Buenos Aires. O álbum rendeu a Florencia uma tripla indicação aos Prêmios Graffiti de música uruguaia 2018 nas categorias Melhor Álbum Pop, Melhor Solista Feminina e Melhor Compositora do Ano. Ela finalmente recebeu este último prêmio e se tornou a primeira mulher na história de seu país a receber tal reconhecimento.

 

Em outubro de 2020, lançou o seu terceiro trabalho discográfico com a editora Bizarro, que nasceu como parte da banda sonora da longa-metragem documental que produziu e realizou: “Porque quero cantar todas: uma homenagem à canção Rochense”. O album é a vontade dela de reviver aquela música que a fez crescer. Uma homenagem à música do seu departamento através da reversão e interpretação de cinco canções que marcaram o seu cancioneiro. O filme foi pré-lançado no 38º Festival Internacional de Cinema do Uruguai na seção Ensaio da Orquestra e teve sua estreia nos cinemas em agosto de 2021, com grande bilheteria e sucesso de crítica.

 

Florencia e seu álbum Porque Todas Las Quiero Cantar arrebataram a 19ª edição do Prêmio Graffiti de Música Uruguaia, consagrando-se em 6 categorias: Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Canção de Música Popular Uruguaia (ambos por “Contigo y en el palmar” ), Melhor Álbum de Música Popular Uruguaia, Solista Feminina do Ano e Produtora do Ano (para Florencia, Guillermo Berta e Nicolás Molina). É a primeira vez que uma mulher é consagrada nas principais categorias dos mais importantes prêmios da música nacional.

 

Para fechar 2021, Florencia voltou a receber o Primeiro Lugar no Prêmio Nacional de Música do Ministério da Cultura Educação na categoria Rock, Pop e Tendências com a inédita “Eu cantei”. Da mesma forma, a banda No te va gustar confiou a Florencia a produção artística e versão da música “Nunca más a mi lado” para o seu décimo aniversário, para o qual contou com a participação de grandes artistas uruguaias como Natalia Oreiro, Ana Prada, Agus Padilha, entre outras. Florencia participou do grande show da banda uruguaia no Estádio Único de La Plata com uma versão acústica da música citada, que está disponível em todas as plataformas digitais.

 

25 de maio, 20h na Estación Araucania, Bariloche, Argentina

28 de maio, 21h00 em Nombre Lugar, Junín de los Andes”, Argentina

30 de maio, 21h00 em Fibra, Viedma, Argentina