O ensemble Suono Mobile da Argentina estreia a obra “Estudio tímbrico de lo efímero y volátil” da compositora colombiana Michele Abondano

Estudio tímbrico de lo efímero y volátil é o título de uma das obras vencedoras da edição 2022 do Concurso Ibermúsicas de Criação e Estreia da Obra. A obra foi composta pelo compositora colombiana Michele Abondano que viajará especialmente para Córdoba, Argentina, não só para estar presente na estreia como também para realizar diversas atividades com o conjunto. São propostas atividades complementares para gerar intercâmbio entre a compositora Michele Abondano, estudantes de música, professores, jovens músicos e o público em geral de Córdoba. O compositor, residente na Colômbia, estará presente e ditará algumas das atividades. Estes incluem a participação da Faculdade de Arte e Desenho da Universidade Provincial de Córdoba, a Faculdade de Letras da Universidade Nacional de Córdoba e a Aula Magna da Faculdade de Ciências Exatas, Físicas e Naturais da Universidade Nacional de Córdoba.

 

Michele Abondano é compositora, pesquisadora e performer experimental. O seu trabalho criativo tem-se desenvolvido nas áreas da música acústica, música electroacústica, live electronics e processos colaborativos com dança. O seu principal interesse composicional é o timbre, sobretudo a sua condição multidimensional e dinâmica. Ele recebeu seu PhD em Composição pela Universidade de Leeds, onde conduziu sua pesquisa por meio da AHC Doctoral Research Scholarship.

 

Indira Montoya. Artista performática e artista visual convidada. Co-diretora da hipermedula.org, plataforma de comunicação cultural da América Latina. Formado nas clínicas de Soledad Sánchez Goldar, Aníbal Buede, Lucas di Pascuale, Gabriela Halac e Guillermo Gómez Peña, entre outros. Últimas exposições individuais: Materiais para uma gramática do corpo, curadoria de Aníbal Buede, La Cúpula, outubro – novembro 2017; Minha pátria de Espinhos, Museu Genaro Pérez, Córdoba, julho de 2016, curadoria de Claudia Santanera. Participa do projeto de pesquisa e criação artística “Escritos performáticos: corpo e ação em efemerodramas”. Vencedor da Bolsa de Criação do Fundo Nacional de Artes, 2019. Curadora, juntamente com Luis García, em espaços culturais e museus da província de Córdoba.

 

Suono Mobile nasceu em Córdoba, Argentina, em 2005 e pertence à Suono Mobile – Initiative for New Music (Alemanha). Suono Mobile Argentina é formado por intérpretes e compositores cujos papéis se entrelaçam para que todos participem de forma flexível no processo artístico. Assim, as obras são produzidas a partir e para o colectivo e os instrumentos tradicionais são ultrapassados através da incorporação de novos meios e instrumentos ad hoc. Além disso, trabalham com o repertório de câmara contemporâneo e com outros compositores do meio local, gerando assim obras que questionam a situação actual de Córdoba em particular e da Argentina em geral.

 

A produção do coletivo foca nas potencialidades e perspectivas da música a partir do serialismo. Trata-se de assumir essa cesura histórica, e as múltiplas formas de processar o salto qualitativo que se dá na tradição da música de concerto: do trabalho com o som e a autonomia da música à condição pós-conceitual que problematiza a historicidade da música, as fronteiras com as outras artes e a relação com a práxis vital, questões incontornáveis ​​na produção dos últimos vinte anos.

 

 

  • Terça-feira, 30 de Maio, 10h00 Master Class, Michel Abondano
  • Quarta-feira, 31 de Maio, 15 horas. Conversa, Práticas artísticas numa perspectiva de género.
  • Quinta-feira 1 de Junho, 10 h. Oficina aberta, Música contemporânea de Córdoba através de escutas comentadas
  • Quinta-feira 1 de Junho, 20 hs. Concerto Suono Mobile Argentina
  • Sexta-feira 2 de Junho, 18:30 hs. Concerto-performance, Calaita, Exploración Tímbrica de lo ambiguo (Exploração tímbrica do ambíguo)
  • Sábado 3 de Junho, 12:30 hs. Workshop com intérpretes.