A Fundação Lírica Disidente do Chile anuncia os resultados do seu concurso “Falemos de mulheres compositoras”

Foram seleccionadas 9 obras, entre as quais foram atribuídos os 3 primeiros lugares, sob o impulso de dar um reconhecimento e uma menção especial. Todas as obras seleccionadas serão gravadas no Chile e na Colômbia e depois publicadas num concerto virtual.

 

“Falemos de Mulheres Compositoras III” considera a gravação e publicação de atividades virtuais que procuraram difundir e promover a obra de mulheres compositoras de música escrita e, ao mesmo tempo, tornar visível a desigualdade de gênero no meio musical da tradição escrita.

 

Foram seleccionadas obras de: Laura Velasco, Maia Steinberg, Daniela Mercado, Ana Beyron, Ana Elisa de María, Carolina Hernández, Claudia Martínez, Laura Bandeo e María Alemán.

 

A Fundação Lírica Disidente, constituída em dezembro de 2020, tem como objectivo alargar as formas de financiamento a que se pode aceder como grupo, tendo assim um lugar em fundos destinados exclusivamente a entidades jurídicas sem fins lucrativos.

 

Consideram também de grande importância, quando se pensa em políticas culturais, que exista um registo de pessoas colectivas sem fins lucrativos com trabalho dirigido à cultura, às artes e ao património, bem como ligações com associações comerciais do sector.

 

Esta chamada foi um dos projetos beneficiários das Ajudas ao Sector Musical em Modalidade Virtual.