A Fundación Nacional Batuta de Colombia e Acción por la música de España apresentam o concerto Travessia musical iberoamericano em Bogotá

Uma orquestra sinfônica composta por 70 músicos da Orquestra do Batuta laboratório, uma delegação da Acción por la música -entidade homóloga de Batuta na Espanha-, e músicos convidados da Nova Orquestra Filarmônica, apresentarão um repertório de compositores ibero-americanos dos séculos XX e XXI sob a direção do maestro Ricardo Jaramillo (Colômbia).

O projeto visa gerar uma experiência artística significativa que integre jovens em processos de formação musical de ambas as entidades para formar uma orquestra juvenil que interprete e divulgue o repertório de compositores ibero-americanos de meados do século XX.

 

Durante 8 meses, 60 jovens músicos da Colômbia e Espanha foram integrados num processo que lhes proporcionou uma significativa experiência musical e pessoal. O desenvolvimento do projeto aconteceu na cidade de Bogotá, na Colômbia, onde a Fundação Nacional Batuta tem sido anfitriã, e contou com a participação de jovens e adolescentes de Madri, na Espanha, que fazem parte da Acción por la Música. Fruto desta experiência, ambas as entidades vão apresentar um concerto de grande visibilidade no Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo, entidade que apoia esta iniciativa.

 

Assim, a Travessia musical Iberoamericana constituiu um projeto que busca divulgar, fazer circular e valorizar as obras e repertórios da cultura musical ibero-americana do século XX, gerando espaços de intercâmbio e enriquecimento mútuo em nível acadêmico, pedagógico e adicionalmente, oferecendo uma experiência significativa na vida dos adolescentes e jovens participantes, a maioria oriundos de ambientes de alta vulnerabilidade social.

 

Adicionalmente, e como uma experiência que busca transcender o concerto e manter ativa a relação entre a Fundação Nacional Batuta e a Acción por la Música, jovens dos dois países participarão de um projeto de paisagem sonora em Bogotá, visando a definição conjunta de elementos da sonoridade para processos posteriores de criação musical.

 

A Fundação Nacional Batuta leva há 32 anos o poder transformador da música a mais de um milhão de meninos, meninas, adolescentes e jovens vítimas do conflito armado e em situação de vulnerabilidade na Colômbia, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos meninos e meninas do país, por meio de uma formação musical de excelência, voltada para a prática coletiva, numa perspectiva de inclusão social, direitos e diversidade cultural.

 

Esta iniciativa é possível graças ao Programa Distrital de Incentivos à Cultura (Apoyos concertados), Ibermúsicas, Departamento Cultural de Espanha na Colômbia e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

 

Domingo, 3 de setembro, 17h, Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo, Bogotá, Colômbia