A MUSLAB México (International Electroacoustic Music Showcase) apresenta sua série de palestras e concertos

Sob a direção do Maestro Pedro Castillo Lara, será realizada a primeira série de palestras e concertos educativos da “Muestra Internacional de Música Electroacústica, MUSLAB”.

 

A MUSLAB foi criada em 2014 pelo Maestro Castillo Lara e a Associação CaminArt; desde então, a mostra foi realizada em colaboração com 36 instituições culturais no México, Argentina, Brasil, Peru, Portugal, Espanha, Inglaterra e França, o que posiciona a MUSLAB como uma plataforma ibero-americana para a cultura desde 2017.

 

Em suas últimas cinco edições, esta iniciativa recebeu mais de 2500 obras de 48 países do mundo, programou mais de 750 artistas em 72 concertos que aconteceram em diferentes cidades com mais de 25.000 públicos diretos. Através da criação de projetos culturais de arte sonora, sua missão é promover e difundir a criação artística contemporânea, gerar acesso à educação especializada em música e novas tecnologias.

 

O festival MUSLAB também visa contribuir para a recuperação dos espaços públicos e promover a convivência social pacífica através de intervenções contemporâneas de arte sonora e projeções de vídeo em edifícios, parques, locais culturais e educacionais nas diferentes cidades que sediam o festival. Neste sentido, o Festival é acompanhado por uma série de cursos e workshops multidisciplinares que são ministrados dentro do campus de treinamento em diferentes níveis para proporcionar acesso a novas ferramentas que podem auxiliar jovens compositores na criação de empreendimentos culturais e melhorar as oportunidades de inserção em mercados culturais.

 

O Ciclo de Conferências e Concertos Didáticos que está sendo apresentado agora visa reunir uma coleção de conferências, entrevistas e concertos de diferentes compositores latino-americanos, a fim de salvaguardar uma parte de seu trabalho, seu pensamento criativo e sua abordagem da composição eletroacústica. Procura promover o interesse e o respeito pela diversidade no patrimônio imaterial: a arte contemporânea da Ibero-América, e oferecer aos compositores emergentes conteúdos valiosos de músicos experientes com reconhecimento internacional.

 

Nesta edição, a Argentina será o país convidado. Participarão os compositores Mario Mary, Néstor Ciravolo, Fernando Curiel, Gustavo Chab, Javier Leichman e Damián Ratto.

 

De 1 a 6 de setembro

https://muslab.org/conferencias_conciertos_didacticos_ibermusicas.html

https://www.facebook.com/muslabensamble