A Orquesta Sinfónica Nacional de Colombia estreia “Fantasía Sinfónica: La historia del Tango”, de Lucas Querini, vencedora do Prêmio Ibermúsicas “Homenaje a los cien años de La Cumparsita”

“Fantasía Sinfónica: La historia del Tango”, de Lucas Querini, foi a obra vencedora do “Homenagem ao 100º aniversário do Prêmio La Cumparsita”. Esse prêmio surgiu de um projeto especial de concurso proposto pelo Uruguai por meio da CIATyC (Comisión Interministerial de Apoyo al Tango y al Candombe en Uruguay) dos Ministérios da Educação e Cultura, Relações Exteriores e Turismo daquele país, juntamente com o Programa Ibermúsicas.

 

Em duas apresentações especiais, a Orquesta Sinfónica Nacional de Colombia, sob a batuta do grande maestro colombiano Juan Pablo Valencia e com a participação solista do bandoneonista colombiano Giovanni Parra, realizará a estreia da obra em dois concertos no dia 18 de abril no Teatro León De Greiff e no dia 19 de abril no Auditorio Fabio Lozano em Bogotá, Colômbia.

 

“Fantasía Sinfónica: La Historia del Tango é uma obra inspirada no vasto universo sonoro oferecido pela nossa música tradicional. Em um contexto sinfônico que inclui o bandoneón como representante desse patrimônio cultural, a música alça voo evocando os gestos típicos, as paisagens, os personagens, os intérpretes, os compositores e os poetas que alimentaram essa expressão artística ao longo dos anos. Entusiasmado e grato a essas obras e pessoas que contribuíram com seu talento para a criação de uma música tão profunda quanto típica de nosso território, escrevi esta peça que não pretende fazer mais do que participar respeitosamente de nossa valiosa tradição”.

 

Lucas Querini é um pianista e compositor argentino. Desenvolve um intenso trabalho musical como artista e professor, com um interesse especial em vincular a tradição acadêmica à música popular. Formou-se em piano e composição na U.N.R. com professores como Jorge Molina, Dante Grela e Licia Parodi; e em aulas particulares com artistas como Gabriel Senanes, Guillermo Klein, André Marques, Fabio Torres, Nicolás Ledesma, Julián Peralta, Pablo Fraguela, Lilian Saba, entre muitos outros. Desenvolveu uma ampla atividade artística apresentando-se nos principais palcos de seu país e realizou cinco turnês internacionais oferecendo concertos na Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Suíça, Dinamarca e Espanha. Premiado em concursos nacionais e internacionais como compositor e arranjador, estreou músicas com a O.S.P. de Rosario, O.S.P. de Santa Fe, Orq. de Cámara Municipal de Rosario, O.S.J. Kayen de Tierra del Fuego e um grande número de conjuntos e grupos no país e no exterior.

  • Quinta-feira, 18 de abril, Auditório León de Greiff da Universidade Nacional, Bogotá, Colômbia
  • Sexta-feira, 19 de abril, Auditório Fabio Lozano, Bogotá, Colômbia