A partir da Amazônia brasileira, Patricia Bastos começa a sua primeira turnê por terras mexicanas

Como convidada do Festival Cervantino, Patricia Bastos apresenta “Música da Amazônia” pela primeira vez no México. Uma mistura de ritmos e histórias do Brasil amazônico.  Patricia Bastos é uma das vozes mais conhecidas do norte do Brasil. A sua personalidade artística é alimentada pelas suas raízes amazônicas e pelas histórias do seu povo.

 

É uma nativa do estado brasileiro do Amapá e uma das grandes intérpretes da Amazônia. Descendente de uma família de artistas, desde criança teve a oportunidade de viver com música e arte em casa. A sua carreira começou quando ela era adolescente, cantando em grupos musicais na sua cidade, ganhando reconhecimento num curto espaço de tempo.

 

O concerto apresenta uma sonoridade única que é o produto de uma mistura de ritmos típicos brasileiros como o marabaixo, batuque, assim como a presença de zouk e cassicó (kassékò) tão populares nas fronteiras do norte do país brasileiro. Patricia também traz ao palco, com a sua doce voz, canções indígenas e caribenhas, conta histórias de uma Amazônia afro-indígena, tudo musicalmente apoiado por uma banda composta por guitarras e percussão. A “Música da Amazônia” tem momentos intensos e profundos e outros para parar e dançar. É um concerto contemporâneo que vai do clássico ao moderno, caminhando ao longo do caminho da selva.

 

Fez a sua estreia em 2002 com Pólvora e Fogo. Dois anos mais tarde, lançou Patrícia Bastos em concerto. As obras seguintes foram Sobretudo (2007), Eu Sou Caboca (2009) e Zulusa (2013). Os seus projectos musicais foram reconhecidos com o Prémio da Música Brasileira nas categorias de Melhor Cantora em 2014 e Melhor Álbum em 2017. Também recebeu uma nomeação para Melhor Artista Feminina Regional nos Prémios Grammy Latino 2017, com o álbum Batom Bacaba, que é o seu projecto musical mais recente, produzido por Dante Ozzetti.

 

 

27 de outubro, Celaya, México

28 de outubro, Guanajuato, México

29 de outubro, Cidade do México, México

4 de novembro, Cidade do México, México

5 de novembro, Cidade do México, México