A rapper mexicana Ximbo apresenta “Rota Mexicolômbia”

A Rota Mexicolômbia é um projeto de gravação com pesquisa prévia, experimentação e criação musical através da fusão de gêneros e interação artística. O resultado é um EP em colaboração com o Bungalo Dub e Bhajan. A coleção de canções Ruta Mexicolômbia consiste em 8 faixas nas quais o folclore colombiano é fundido com música eletrônica global (hip hop, reggae, dub), através do rap, uma forma animada de comunicação, cheia de caráter local e de rua.

 

O álbum valoriza o patrimônio imaterial do México e da Colômbia: tradição oral, cumbia, currulao e os temas comuns que acontecem nas ruas, enfatizando as questões sociais.

 

2022 tem sido um ano de sucesso e produtivo para a rapper mexicana Ximbo. Ela se apresentou em vários palcos, começando o ano no lendário festival SXSW e encerrando com sua participação no Festival Marvin, mas não sem antes aparecer em inúmeros eventos, alguns tão importantes como o show de abertura e encerramento da cerimônia de premiação “Ariel” ao lado de Vivir Quintana e Leiden.

 

Ximbo exibe uma ampla gama de nuances em sua voz e viaja do rap cru às harmonias e melodias que flertam entre folclore, pop indie e reggae. A fórmula secreta de combinar seu talento e experiência com a maestria e o som icônico do Bungalo Dub, além do conhecimento do folclore de Bhajan, tocando instrumentos tradicionais e tenacidade na co-autoria, resulta na criação de canções únicas com fusões que produzem resultados emocionantes como trap de gaita ou cumbia-dub.

 

Disponível a partir de 15 de novembro

www.soundcloud.com/ximbo

www.youtube.com/ximbomusic