Alejandra Cárdenas apresenta o seu trabalho de investigação “O amanhecer do som eletrónico por mulheres latino-americanas”

“El amanecer del sonido electrónico por mujeres latinoamericanas” é uma publicação que apresenta uma coleção de perspectivas, ensaios, entrevistas e críticas centradas na produção de música eletrónica das primeiras criadoras latino-americanas, activas entre as décadas de 1960 e 1980.

 

Os textos apresentados aproximam-nos do trabalho de uma nova geração de investigadores que se têm concentrado em oferecer uma leitura não canónica da história da música e da tecnologia na América Latina.

 

Esta publicação é também o registo de uma nova visão, um relato da condição de ser mulher no campo da tecnologia musical, numa época em que este era predominantemente um domínio masculino. Da mesma forma, o enquadramento deste projeto editorial abriu um espaço para o diálogo intergeracional e o encontro de estéticas, uma vez que muitas das autoras aqui reunidas são elas próprias criadoras de som.

 

A obra contem textos de: Gabriela Aceves Sepúlveda, Lílian Campesato, Susan Campos Fonseca, Susana Sánchez Carballo, Constanza Castagnet, Cristina Collazos, Daniela Fugellie, Isabelia Herrera, Nicole L’Huillier, Alma Laprida, Marcela Laura Perrone, Marcela Lucatelli, Ana María Romano, Adaivis Marrón Pérez, Jacqueline Nova, Sofía Scheps, Madelline Sevilla, Natasha Tiniacos, Paola Torres Núñez del Prado e Gabi Yaya.

 

Este projeto foi editado por: Luis Alvarado e Alejandra Cárdenas foi possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas.

 

Sábado, 2 de março, RADIO CASO – 18H AR (CET-4)

https://centrodeartesonoro.cultura.gob.ar

https://www.contingentsounds.com/