Buh Records do Peru apresenta Celebrando a Jaqueline Nova

Buh Records apresenta a publicação de um álbum retrospectivo documental em formato de vinil duplo e através de plataformas digitais. Com esta publicação procuram colocar à disposição do público uma amostra representativa da importante obra eletrônica pioneira e vanguardista da compositora colombiana Jaqueline Nova. A edição física do vinil incluirá um livreto interno com ampla informação e documentação visual do compositora.

Jacqueline Nova Sondag nasceu em Gante, na Bélgica, país de origem de sua mãe, em 1935, mesmo ano em que a família Nova Sondag partiu para Bucaramanga, cidade de seu pai e onde Jacqueline passou sua infância e adolescência. Nova foi a primeira compositora colombiana a se formar no Conservatório Nacional de Música da Universidade Nacional (1967), após o que (entre 1967 e 1968), viveu em Buenos Aires como bolsista do Centro Latino-Americano de Altos Estudos Musicais (CLAEM), do Instituto Torcuato di Tella. Lá ele teve o ambiente certo para criar em linguagens de vanguarda e encontrou um laboratório equipado com tecnologia de ponta que lhe permitiu mergulhar nas investigações que havia realizado na Colômbia, mas que a falta de infra-estrutura não permitiu que ele se desenvolvesse. A partir desse momento, a criação para mídias mistas (instrumentos acústicos convencionais em conjunto com a mídia eletrônica) e a criação interdisciplinar foram constantes em seu trabalho. Ao retornar à Colômbia, desenvolveu um grande número de atividades paralelas à composição musical, todas voltadas para a divulgação da música contemporânea e que, na época, eram as primeiras dessa natureza no país.

Jacqueline Nova morreu em Bogotá em 1975, quando tinha quarenta anos. Sua morte trágica e precoce não só interrompeu uma carreira em plena força criativa, como também afetou diretamente o desenvolvimento da música eletroacústica no país, pois após sua morte houve um grande silêncio de mais de uma década na criação musical com mídias eletrônicas na Colômbia.

 

Sexta-feira, 23 de setembro em https://www.facebook.com/buhrecords