Caña Dulce y Caña Brava inicia sua segunda turnê nos EUA

A proposta do tradicional son jarocho interpretado por mulheres terá concertos, workshops, palestras e fandangos de 5 a 21 de abril nos estados de Maine, Maryland, Massachusetts, Nova Iorque, Pensilvânia e Rhode Island, nos EUA. As actividades incluem actuações em salas de concerto de prestígio, como o histórico Passim Club em Cambridge, MA, bem como actividades comunitárias em escolas públicas no Maine e em Nova Iorque, uma jam em Nyack, Nova Iorque, e 3 workshops no Maine, Maryland e Pensilvânia.

 

Caña Dulce y Caña Brava tem como objetivo expandir a divulgação da música, dança e poesia originárias do estado de Veracruz, bem como oferecer uma abordagem à cultura mexicana com um espetáculo de qualidade e único no seu género. Com mais de 15 anos de experiência e atuações em África, na Ásia, na Europa, na América do Norte e na América do Sul, as Caña Dulce y Caña Brava conquistaram o respeito e a alegria do povo ao oferecerem um espetáculo diferente dentro do universo do son jarocho, tradicionalmente dominado pelos homens. Elas oferecem uma visão diferente da música tradicional, com arranjos inovadores, versos e novos sons a partir de uma perspetiva feminina.

 

O son jarocho é uma expressão cultural que nasceu no estado de Veracruz após o encontro de migrantes europeus e africanos com as populações nativas. Música, dança e poesia fazem parte das expressões que este género combina e cuja expressão máxima acontece nos fandangos, as festas onde a comunidade se reúne para celebrar a vida.

 

Esta digressão é o resultado de um apoio especial entre o programa Ibermúsicas e a organização Mid Atlantic Arts, que permite a circulação artística de propostas ibero-americanas nos Estados Unidos. Com esta aliança internacional, reduzem-se barreiras e criam-se pontes que promovem o intercâmbio cultural e fomentam a compreensão entre diferentes nacionalidades.

 

  • De 5 a 21 de abril no Maine, Maryland, Massachusetts, Nova Iorque, Pensilvânia e Rhode Island