Chega “Um rosto na canção”, quinto capítulo de Remolino, a programação do Centro Cultural La Luna Naranja em Santa Clara, Cuba

Lázaro García é natural de Cienfuegos. Ele é o fundador do movimento Nueva Trova junto com Pablo Milanés, Silvio Rodríguez, Vicente Feliú, Noel Nicola e outros. Ele é um homem humilde feito de poesia.

Neste novo número de Remolino, o cenário é o pátio de sua casa onde uma luz azul vem da união entre o mar e céu. Lázaro fala de trovadores e povos, dá palestras há quase 73 anos que o fazem referência se em Cuba o a história da trova vai ser contada.

Uno é, ele garante, uma soma do que aprendeu, do que ouviu, do que lhe contaram, a música que o ajudou a dormir ou se apaixonar e, geração após geração, engrossa sua mochila e usa todas as influências de seu arsenal criativo e a parte mais difícil para um é personalizar esse trabalho com esses ingredientes e torná-lo seu. Somos assim, temos a mochila carregada e torná-la nossa é um dever porque também estamos enriquecendo a própria memória do nosso país.

www.youtube.com