Com a participação da murga uruguaia Queso Magro, o 6º Encontro de Murgas é realizado no ECuNHi em Buenos Aires, Argentina

Murgas no ECuNHi é um encontro anual de murgas de estilo uruguaio que reúne murgas da Argentina em um dia de intercâmbio e construção do gênero onde acontecem palestras, debates, oficinas e apresentações ao vivo. O evento é organizado pela Oficina de Arte Popular (TAP) e pelo ECuNHi (Espaço Cultural Nossos Filhos). Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o encontro volta, desta vez priorizando a participação de murgas locais, tanto que haverá uma apresentação ao vivo de cinco murgas da cidade de Buenos Aires: Le Puse Cuca, La Atada con Alambre, La Notalpié, Entre Tanta Pavada e Baila la Chola. Em sexto lugar, será apresentada a murga Los Vecinos Re Contentos de Rosario e, para encerrar, Queso Magro, uma murga de Montevidéu, compartilhará seu último show.

Serão realizadas quatro oficinas nas quais serão abordados diversos temas relacionados ao gênero, como bateria, figurino, letra e coral; e um ciclo de duas palestras que abordarão diferentes eixos de atuação da murga: Murgas, diversidade e inclusão y Murga, identidade e território.

La Murga Queso Magro é um dos principais expoentes do subgênero jovem murga que renovou o tradicional carnaval uruguaio há alguns anos. Com textos muito frescos e bem humorados, em fevereiro de 2022 apresentaram seu último show: Acartonados, obtendo menções pela proposta criativa de figurino (Sofía Beceiro), melhor cuplé (homenagem a Graciela Bianchi), melhor solista de murga (Santiago Wirth) e figura máxima do carnaval (Jimena Marquez).

ECuNHi (Espacio Cultural Nossos Filhos), é o local da Asociación Madres de Plaza de Mayo no Espacio Memoria y Deireitos Humanos, o lugar onde operava o maior centro clandestino de detenção, tortura e morte da última ditadura militar argentina.

1º de outubro de 2022, 15h oficinas, 18h murgas moram em ECuNHi, Av.Libertador 8151, Cidade de Buenos Aires, Argentina