Com oficinas e conversas chega desde Portugal “Vozes Itinerantes”, uma plataforma sobre as múltiplas manifestações da voz humana

O Projeto Vozes Itinerantes criado e dirigido por Vera Marques (Portugal) e Felipe Augusto (Brasil) é uma plataforma de investigação e partilha sobre a potência afetiva e política da voz em suas múltiplas manifestações, seja na música, na oralidade ou na escrita. O projeto ganhará forma sob o formato de oficinas de canto e conversas entre artistas – gratuitas e abertas ao público mediante inscrição. Nesta edição o projecto indaga sobre os usos da voz na música ibero-americana, tendo o foco em dois eixos: por um lado, artistas que integram a tradição com o contemporâneo, trazendo novas perspectivas vocais e sonoras à música popular e ao folclore, e por outro, artistas da música eletrônica e experimental que tenham a voz, o corpo e a oralidade como elementos fundamentais de seus trabalhos. O programa conta com: Bruja del Texcoco (México), Ilessi (Brasil), Roseane Santos (Brasil), Soema Montenegro (Argentina), Carincur (Portugal), Edgar Valente (Portugal), Diego El Gavi (Portugal) e Puçanga (Portugal).

Oficinas de Voz

● 5 de março: Oficina com Diego el Gavi. Apresentará o seu percurso musical e na área da educação com projectos desenvolvidos com a comunidade cigana. Abordará a estética do cante flamenco.
● 12 de março: Oficina com Edgar Valente. Proporcionará um espaço de laboratório para incorporar a voz autêntica. Utilizará o repertório da música tradicional da Beira Baixa.
● 19 de março: Oficina com Ilessi. Apresentará uma introdução à improvisação vocal, idiomática e livre, tendo como enfoque a estilística do canto popular na música popular brasileira.
● 26 de março: Oficina com Soema Montenegro. A proposta deste encontro é abrir a possibilidade de experimentar e tomar consciência na prática de alguns modos possíveis de investigar o corpo em relação com a voz, e principalmente a inter-relação entre movimento, voz e emocionalidade. Abordará as sonoridades da voz popular e folclórica latino-americana.

Conversas

● 12 de março: Edgar Valente + Diego El Gavi: Tradições reinventadas. Enquanto Edgar Valente reinventa a música tradicional da Beira Baixa, Diego El Gavi mescla o flamenco da tradição cigana com as sonoridades do jazz latino e o reinvindica como música portuguesa. Neste encontro, os músicos conversarão sobre como cada um reinventa sua tradição a sua maneira.
● 18 de março: Ilessi + Roseane Santos: Vozes da diáspora Entre as influências de Ilessi e Roseane Santos, predomina-se as músicas criadas na diáspora negra. Nesta conversa, ambas dialogarão sobre o papel da ancestralidade na música que fazem e quais vozes formaram sua voz.

facebook.com

Todas as actividades serão realizadas através da plataforma Zoom por meio de um link cedido aos participantes inscritos. Algumas terão limites no número de participantes, outras não.