Da Costa Rica Manuel Monestel apresenta seu novo trabalho  “Queen of the Sea”

Apresenta-se Queen of the Sea, música afro-caribenha e calypsos composta por Manuel Monestel e interpretada por Stephanie Davis, da Costa Rica, com a participação de vários músicos ticos e Leandro Maia do Brasil. O álbum é dedicado e fará parte da comemoração dos 150 anos da chegada do navio Lizzie a Puerto Limón com os primeiros trabalhadores antilhanos para construir a ferrovia entre aquele porto e a cidade de San José, a ser realizada no dia 20 de dezembro.

 

A produção discográfica intitulada “Queen of the Sea”, com nove canções, da autoria do etnomusicólogo Manuel Monestel, que inclui um poema da escritora Eulália Bernard e interpretada pela cantora afro-limonense Stephanie Davis é uma expressão artística que celebra a Costa Rica multiétnica e multicultural.

 

O perfil dessa produção musical é composto por calypsos modernos e tradicionais, patrimônio cultural imaterial afrodescendente da Costa Rica. Além de outros ritmos ingleses caribenhos derivados do mento e do calypso. As canções abordam aspectos da história de Limón, costumes e expressões culturais.

 

Como reflexo da convicção e luta comum pela igualdade de gênero, este álbum é interpretado e cantado por uma jovem afro limonense. Com isso, contribui para abrir um novo rumo na história da música costarriquenha em geral e da prática musical do calypso em particular.

 

A coprodução internacional conta com arranjos musicais do brasileiro Leandro Maia e dos costarriquenhos Andrés Cervilla, Daniel Solano e Manuel Monestel. Contou com a participação de cerca de vinte músicos costarriquenhos e brasileiros.

 

“Estou emocionada porque é a primeira vez que gravei calypso, acho super importante porque faz parte da minha cultura  limonense, me sinto muito feliz, é uma experiência diferente e acho que é como quebrar estereótipos também, porque estamos acostumados a ouvir homens cantarem calypso (pelo menos aqui),… sei lá, talvez haja uma menina que sempre quis cantar calypso e nunca pulou na água e talvez com esse projeto ela possa se sentir mais confiante e motivada para que haja mais artistas femininas tocando calypso.” (Stephanie Davis)

 

20 de diciembre em Bandcamp, Spotify y Youtube