Da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, vem uma nova master class de Los Bajos del Candombe

Los Bajos del Candombe (Os Baixos do Candombe) é uma publicação de grande formato, publicada no início de 2021, que compila, sistematiza, dissemina e ensina as diferentes variantes que músicos, compositores e tocadores têm inventado e descoberto ao longo dos anos para acompanhar o candombe como género musical e manifestação cultural.

 

Los bajos del Candome, todos diferentes e todos pertencentes à mesma espécie, coexistem neste livro juntamente com entrevistas aos referentes e pioneiros do candombe uruguaio e mais de 50 partituras e grooves em formato play along para aprender a tocar.

 

Nacho Mateu e Marcos Expósito coincidiram no estudo do baixo e desenvolveram, em paralelo, carreiras notáveis como instrumentistas de sessão e de seus próprios projetos. Há sete anos atrás, por pura curiosidade, e cada um por si, começaram a transcrever peças chave do candombe e do candombe fusão na linguagem musical e tiveram a ideia de fazer algo mais com esse trabalho em comum.

 

O resultado final é Los Bajos del Candombe, um livro de 404 páginas e um quilo e quatrocentos e setenta gramas que abre com humildade, respeito e extremo cuidado uma porta para a história do candombe.

 

Com o objetivo de colocar o candombe no concerto mundial da cultura, o livro Los Bajos del Candombe combina testemunhos vivos dos expoentes mais notáveis do gênero; exercícios musicais e transcrições inéditas de composições.

 

 

24 de Agosto. Masterclass Virtual das 15:00 às 18:00 hs. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

https://ufmg.br

Registo em: https://forms.gle/9nwRCyBUPXLM1GxK9