De Portugal, a flautista Letícia Malvares apresenta seu novo trabalho “Suite Inmigrante”

“Suíte Imigrante” é o mais novo projeto da flautista e compositora Letícia

Malvares. Este projeto tem seu lançamento previsto para o dia 29 de setembro, e estará disponível no ambiente virtual em seu canal do Youtube, Spotify, Apple Music e nas principais plataformas de música com Cary Rosa no violoncelo e voz, Ivan Mellén na percussão, Laura Pedreira no piano e a própria Letícia nas flautas, além da idealização, composições e arranjos de toda a música.

 

O projeto traz a suíte, que é um EP dividido em 5 movimentos, e um vídeo, realizado e dirigido por Elena del Real. A belíssima capa do EP foi feita pela grande artista plástica Natália Alves. Com influências da música universal, escola de onde veio Letícia, do flamenco, da cultura popular brasileira e do que é conhecido como brazilian jazz, o resultado é uma música fresca, rítmica, com harmonias coloridas e com espaço para a improvisação, que também é um dos pilares da formação da compositora, e procura expressar as dores e delícias de uma vida imigrante de um ponto de vista muito pessoal.

 

Leticia Malvares nasceu na área suburbana do Rio de Janeiro, Brasil, em 1982. Aos 18 anos, começou seus estudos de flauta na oficina dada por Itibere Zwarg, baixista da lendária banda de Hermeto Pascoal. A partir desta oficina ele formou a “Itibere Orquestra Família”, onde ficou até 2010 e com a qual gravou três álbuns. Ela considera isto sua escola e sua filosofia musical, onde fez incursões profundas no mundo da harmonia e da improvisação neste estilo de música criado por Hermeto Pascoal: “música universal”. Em 2009 obteve o Grau Superior em Flauta pela Unirio – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Ela realizou concertos didáticos como parte do “Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos” do governo federal, onde fez turnês em 15 escolas a cada ano. Se apresentou no Teatro Circo Price em 2016, como convidada no concerto de Hermeto Pascoal. Ela é membro do “Quartetazzo”, um quarteto de flautas que oferece um repertório composto por composições e arranjos de seus membros. Compôs música original para o espetáculo “A borboleta no cubo de vidro”, de Ale Kalaf, em São Paulo, Brasil, em maio de 2022. Ela está atualmente nas etapas finais do processo de criação e composição da música para o espetáculo “Sirena”, da bailarina brasileira Ivna Messina, contemplada pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

 

Em 2007, se lançou ao mundo do flamenco, absorvendo referências do estilo e trabalhando com vários artistas deste mundo que passaram pelo Brasil. Em 2015  mudou para Madri, onde formou o “Dúo Arabiando” com o violonista hispano-brasileiro Fernando De La Rua e começou a se apresentar ao lado de grandes dançarinos e músicos em galas na Espanha e no exterior. Ela também é membro da “Roda de Choro de Madrid” e do grupo de forró “Forró Girandeiro”, formado por músicos brasileiros sediados em Madri. Também trabalha como compositora e arranjadora em colaboração com outros artistas, vídeos publicitários e shows de dança e música, incluindo o show “Bom sujeito”, que funde a música brasileira e o flamenco.

 

Durante seu tempo de confinamento, produziu seu primeiro trabalho solo de composições, chamado “Mundo de Dentro”, que começa a ser apresentado em plataformas digitais e marca sua presença como criadora, evidenciando seu trabalho que traz um encontro entre a música de raiz brasileira fundida com flamenco e elementos do jazz, assim como o encontro de sua música com a dança. Acaba de ser contemplada com a “Ayudas a la creación” da Fundación SGAE, com a qual pretende iniciar o processo de composição de seu novo trabalho, “Bailables”, com música composta para a dança.

Lançamento quinta-feira, 29 de setembro em Youtube, Apple Music e Spotify