Do Paraguai vem o Concerto Homenagem: 80 anos da guarânia

Com direção artística do Maestro Sergio Cuquejo e produção de María Esperanza Ortiz Maidana e Osvaldo Serrati Codas da Fundação Demetrio Ortiz e no marco dos 80 anos da criação da guarânia “Mis noches sin ti”, a primeira guarânia do renomado artista paraguaio Demetrio Ortiz, será realizada em comemoração à gravação de um álbum tributo sob a direção musical do Maestro Sergio Cuquejo.

 

Artistas nacionais de destaque e convidados internacionais participarão deste álbum que será gravado no Spirit And Sound Studio do Maestro Cuquejo em Assunção. Também faz parte da homenagem a produção de material audiovisual no Abbey Road Studio, em Londres, na Inglaterra, um dos mais prestigiados do mundo onde já se apresentaram cantores e grupos como The Beatles, Elton John, entre muitos outros.

 

Este fato é relevante não só pela importância do estúdio no cenário musical internacional e tudo o que ele representa, mas também porque é a primeira vez na história que as guaranis, gênero musical por excelência do Paraguai, serão gravadas no lugar de renome.

 

Sergio Cuquejo é compositor, maestro, arranjador e produtor musical. Proprietário e diretor do estúdio de gravação Spirit and Sound Paraguai. Participou da trilha sonora dos filmes “7 Cajas”, “Matar a un Muerto”, “Los buscadores”.. Trabalha para a Netflix na gravação orquestral da série “Luis Miguel”, também contratado pelo produtor mexicano Kiko Cibrián para gravar as cordas do álbum “Leyendas” do cantor mexicano Carlos Riviera, que com o arranjo de cordas paraguaias aplicou a o Grammy Latino de 2021 com o bolero “Todavía” dedicado a Armando Manzanero. Com o álbum Aguyje de Tierra Adentro, também foi indicado ao Grammy Latino 2020. Também trabalhou em um álbum tributo a Joan Sebastián que vai ser lançado pela Universal Music, colaborando também com outros trabalhos no Paraguai, Argentina, Brasil e Estados Unidos. Ele foi indicado ao Grammy de 2022 como “Melhor Álbum Cristão em Espanhol” com os álbuns “A primavera está aqui” e “Como você me vê”. Por outro lado, seus álbuns “A música mais bonita do mundo” volume 1 e 2, tiveram grande repercussão e repercussão local e internacional. Foi Diretor Musical do álbum tributo: “70 anos de memória de Ypacaraí” É Membro Fundador e Diretor Artístico da Fundação Demetrio Ortiz.