Eloísa Díaz: Ciência Urgente, a obra sobre as contribuições da doutora chilena Eloísa Díaz estreia seu primeiro videoclipe

Eloísa Díaz: Ciência Urgente é uma obra sobre as contribuições da doutora chilena Eloísa Díaz. “Santiago, 1900” é o título da peça de animação musical que será lançada de maneira digital como adiantamento da mediometragem “Eloísa Díaz: Ciência Urgente”, que busca revelar os diversos aportes de quem foi a primeira médica latino-americana. Composta e escrita por Felipe Sandoval, com a direção musical de Alfonsina Torrealba e a animação de Paz Donoso.

O 3 de janeiro de 1887 é um marco na história da obtenção de direitos das mulheres do Chile e da América. Naquela jornada Eloísa Díaz, de vinte anos, tornou-se a primeira mulher a obter o diploma universitário de médica cirurgiã. No entanto, apesar da relevância deste evento, este será o primeiro dos muitos contributos que a doutora Díaz realizará ao longo da sua carreira profissional: a divulgação e ensino da higiene, a criação de cantinas e roupeiros escolares, a vacinação das comunidades educativas e a criação do Serviço Médico Escolar do Chile, do qual foi sua diretora por mais de uma década.

Buscando difundir suas contribuições – algumas das quais continuam sendo implementadas até hoje – surge a mediometragem musical Eloísa Díaz: Ciência Urgente, do compositor Felipe Sandoval, com a interpretação do agrupamento Alameda Memória, A direção musical de Alfonsina Torrealba, e a animação da realizadora audiovisual Paz Donoso.

A obra apresentará um adiantamento com a estréia do vídeo da canção Santiago, 1900, peça que busca contextualizar a realidade sanitária e cultural que vivia a capital chilena durante os primeiros anos de exercício médico de Eloísa Díaz.

A estréia da obra completa, enquanto isso, será realizada no dia 25 de junho na Faculdade de Medicina da Universidade do Chile.

● Sexta-feira 25 de março às 20:00 (horário do Chile) em @AlamedaMemoria no Facebook e Instagram